De 1º a 4 de abril, o Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino (Sase), promoveu o Encontro Nacional de Estratégia para Cooperação Técnica – Planos Decenais de Educação, realizado no Instituto de Pós-graduação Navigare. O evento marcou o início de uma série de discussões que percorrerão todos os estados brasileiros entre 2025 e 2026, tendo o Maranhão como o primeiro a implementar as ações.
Com o objetivo de dialogar sobre a elaboração dos planos estaduais, municipais e distrital de educação, o encontro buscou estabelecer uma proposta de cooperação técnica para o próximo decênio, reforçando a necessidade de colaboração entre os entes federados. Na abertura, a professora Selma Rocha, Diretora de Articulação com os Sistemas de Ensino, representando o ministro Camilo Santana, destacou a importância do regime de colaboração para a efetividade das políticas educacionais.
A equipe técnica da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) esteve presente, reforçando o compromisso do Maranhão com a construção de um planejamento educacional alinhado às demandas regionais. O supervisor de Informações Educacionais da Seduc, professor Saulo Formiga, avaliou o encontro como proveitoso: “O MEC, através da Sase, trouxe uma metodologia objetiva e propositiva, ampliando nossa visão sobre os desafios da próxima década e incentivando uma reflexão coletiva com diversos atores da educação”, afirmou.
O evento reuniu entidades como a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme), universidades e fóruns educacionais, destacando a importância de metas desafiadoras e do fortalecimento das equipes técnicas para a elaboração, monitoramento e avaliação dos planos decenais. A Seduc reforça seu compromisso com o diálogo intersetorial, assegurando que as estratégias definidas respeitem as diversidades regionais e promovam ações factíveis para os territórios maranhenses.
Destaque para a participação da Seduc
Como primeiro estado a iniciar os trabalhos de implementação dos Planos Decenais de Educação, o Maranhão reafirma a atuação e o compromisso, por meio da Seduc, com políticas educacionais inovadoras e alinhadas às demandas atuais. Essa articulação é fundamental para assegurar que as estratégias definidas nos planos respeitem a diversidade territorial do Maranhão e promovam melhorias concretas na educação pública.
Com as diretrizes estabelecidas no encontro, a Seduc já trabalha na sistematização das propostas discutidas, que servirão de base para a construção dos planos decenais no estado. Entre as prioridades estão a ampliação da cooperação técnica entre estado e municípios e a elaboração participativa dos planos, garantindo que todos os atores envolvidos – gestores, professores, técnicos e sociedade civil – contribuam para um planejamento estratégico com foco em resultados efetivos.
Essa iniciativa consolida o Maranhão como referência na construção de políticas públicas educacionais de qualidade, que unem as diretrizes nacionais às especificidades locais. Com um trabalho técnico fortalecido e um planejamento participativo, o estado avança na missão de oferecer uma educação pública inclusiva, equitativa e transformadora para todos os maranhenses.
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