23/05/2025 11:12 am

Seduc lança I CEDIP 2025 com foco em diálogo pedagógico e escuta qualificada nas escolas de Tempo Parcial

A Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (Seduc) realiza desde o dia 12 até o dia 30 de maio, o I Ciclo de Escuta e Diálogo Pedagógico (CEDIP), iniciativa voltada para as Escolas Regulares de Tempo Parcial da Rede Estadual de ensino. A ação é coordenada pela Secretaria Adjunta de Gestão do Ensino e da Aprendizagem (SAGEA) e representa um avanço em relação ao antigo Ciclo de Acompanhamento Formativo (CAF).

Com uma nova abordagem metodológica centrada no diálogo empático e na valorização da cultura escolar como expressão do território, o I CEDIP busca ressignificar o acompanhamento pedagógico nas escolas maranhenses. O objetivo central é promover o protagonismo da comunidade escolar, com foco na corresponsabilidade pela construção e execução do projeto pedagógico de cada unidade de ensino.

Para a secretária de Estado da Educação, Jandira Dias, o momento é decisivo para o fortalecimento do papel da escola como espaço vivo de transformação social. “O CEDIP é mais que uma ação formativa da Seduc. É um convite à escuta verdadeira, ao diálogo entre iguais e à valorização de cada território escolar. Estamos dizendo à comunidade que ela tem voz, tem vez e é peça fundamental na construção da educação pública que sonhamos para o Maranhão,” destacou.

Durante o ciclo, equipes do Grupo de Acompanhamento do Ensino Médio (GAEM) das 20 Unidades Regionais de Educação (UREs) visitarão cerca de 700 escolas estaduais, promovendo encontros formativos com gestores regionais, diretores de educação, equipes gestoras escolares, professores representantes das quatro áreas do conhecimento e lideranças estudantis do Ensino Médio.

A secretária adjunta de Gestão de Redes de Ensino e Aprendizagem, Nadya Dutra, destaca a importância do CEDIP como instrumento de valorização das comunidades escolares e fortalecimento da identidade pedagógica de cada território. “Acreditamos em uma educação que escuta, valoriza e dialoga com a realidade de cada comunidade escolar. A CEDIP, como metodologia, inspirada na Concepção do Círculo de Cultura de Paulo Freire, fortalece a escuta qualificada, a construção coletiva e o reconhecimento dos saberes locais. Ao promover esse encontro de culturas, tornamos a escola um verdadeiro espaço de formação democrática, onde todos têm oportunidade para ler e escrever o mundo que desejam transformar,” sublinhou.

Inspirado na Teoria do Círculo de Cultura de Paulo Freire, o encontro formativo valoriza os saberes locais e a escola como espaço de encontro, formação democrática e leitura crítica da realidade. A metodologia propõe uma escuta qualificada e a construção coletiva de soluções para os desafios pedagógicos cotidianos.

Com o I CEDIP, a Seduc reafirma seu compromisso com uma educação democrática, participativa e enraizada nas realidades locais, valorizando cada escola como parte essencial do projeto de desenvolvimento do estado.

Fonte: Seduc/MA
23/05/2025

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