Uma iniciativa criativa e consciente realizada por alunos do Centro Educa Mais Djalma Cruz, em Cândido Mendes (MA), ganhou repercussão dentro e fora da escola. Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, estudantes do 2º e 3º ano do Ensino Médio realizaram um desfile de roupas sustentáveis confeccionadas com materiais recicláveis, como sacolas plásticas, páginas de livros antigos e papelão.
A atividade encantou o público pela originalidade e pelo engajamento dos alunos na causa ambiental. O sucesso foi tanto que a apresentação, inicialmente, realizada no turno matutino, foi reproduzida também à noite, ampliando a participação da comunidade escolar.
O desfile integrou a programação da COM-VIDA (Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida), iniciativa nacional voltada à promoção da educação ambiental que atua em 221 escolas da Rede Estadual do Maranhão. O projeto incentiva a participação de alunos, professores, pais e funcionários em ações voltadas à sustentabilidade e à melhoria da qualidade de vida no ambiente escolar e na comunidade.
O gestor geral do Centro Educa Mais Djalma Cruz, Raimundo Nonato Moura, pontuou sobre a importância do projeto para a comunidade escolar.
“A COM-VIDA é um projeto com várias etapas e executamos ações na escola, como a criação de um viveiro, um jardim e uma horta suspensa, divididas por turnos. No Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho, realizamos atividades com os estudantes de acordo com suas séries, incluindo a produção de objetos recicláveis, um plano de reflorestamento e um desfile com roupas feitas de material reciclável, que teve grande repercussão e nos encheu de orgulho. A ação foi orientada por professores e protagonizada por estudantes do terceiro ano, que planejaram e executaram tudo “, ressaltou.
O processo criativo
Inspirados nas composições estéticas de desfiles renomados, como os da Fashion Week, os estudantes se dedicaram durante duas semanas à criação de roupas sustentáveis, unindo criatividade, consciência ambiental e referências da alta-costura. A proposta envolveu uma abordagem interdisciplinar que incentivou a pesquisa sobre moda sustentável, consumo consciente e impacto ambiental. A coleta dos materiais recicláveis como sacolas plásticas, papelão, jornais antigos e tecidos reutilizados, foi realizada pelos próprios alunos, que contaram com o apoio de familiares e da comunidade escolar. O processo de confecção aconteceu tanto nas residências dos estudantes quanto nas salas de aula transformadas em ateliês, reforçando o engajamento coletivo e o protagonismo juvenil no desenvolvimento do projeto.
“Utilizamos caixas de papelão para fazer as asas que foram vistas, pesquisamos referências do modelo na internet, pintamos as asas de verde e azul para representar o mar e a floresta. Cada colega trouxe cd’s que não estão mais em uso. Aproveitamos materiais que seriam descartados ou queimados, em algum momento”, disse a estudante Ândria Miranda.
A estudante Raquel Campelo explicou sobre as várias técnicas manuais utilizadas na confecção das peças. “Entre elas (peças), colagem com cola quente, costura simples (em alguns detalhes), pintura artesanal e também grampeamento estratégico para fixar materiais mais frágeis ou difíceis de unir. A ideia era transformar resíduos em arte, então fomos muito criativos! Os materiais reutilizados incluíram também papelão, folhas de livros antigos, TNT, grampos de papel e até pedaços de plástico, tudo reaproveitado de forma consciente. Cada peça foi pensada para passar uma mensagem e, ao mesmo tempo, ser funcional,” ressaltou.
“Mas, como todo processo criativo, enfrentamos obstáculos. Alguns materiais deram bastante trabalho, por exemplo, o papelão era muito rígido e difícil de moldar, já o plástico rasgava com facilidade e, em alguns momentos, a cola quente não sustentava bem as estruturas mais pesadas. Inclusive, poucos minutos antes do desfile, uma das roupas acabou descolando e a gente precisou improvisar para consertar. Mas no fim tudo deu certo!”
Mais do que uma atividade pontual, o projeto realizado pelos alunos do Centro Educa Mais Djalma Cruz demonstra o potencial das escolas estaduais em promover práticas sustentáveis e formar cidadãos conscientes. Ao transformar resíduos em moda, os estudantes deram um passo além da sala de aula e mostraram que, com engajamento e colaboração, é possível construir um futuro mais responsável. Como forma de preservar e valorizar o trabalho desenvolvido, as peças criadas pelos estudantes foram incorporadas ao acervo da escola, ficando disponíveis para futuras exposições e atividades pedagógicas.
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