31/07/2025 3:51 pm

Maranhão realiza Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente com foco em soluções sustentáveis criadas por estudantes

Evento reúne mais de 80 projetos escolares voltados à construção de um futuro ambientalmente equilibrado e socialmente justo, com foco na Justiça Climática

Entre os dias 05 e 08 de agosto, o Governo do Estado realiza a Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CEIJMA), reunindo mais de 80 projetos escolares idealizados por estudantes de escolas públicas estaduais, comunitárias, urbanas, rurais, indígenas, quilombolas, do campo, inclusivas e bilíngues de surdos. O encontro será realizado no Centro de Estudo Sindical Rural (Cesir – FETAEMA), a partir das 8h, como parte da mobilização nacional da VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), convocada pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Com o tema “Vamos Transformar o Brasil com Educação e Justiça Climática”, a conferência busca engajar as novas gerações em ações concretas para o enfrentamento das emergências climáticas. Em um momento crítico para o planeta, as escolas brasileiras foram convidadas a desenvolver jornadas pedagógicas voltadas à Justiça Climática, conceito que une preservação ambiental, equidade social e garantia de Direitos Humanos em contextos impactados pelas mudanças do clima.

A etapa estadual da conferência no Maranhão é coordenada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Coordenação de Educação Ambiental, que conduz todos os processos formativos e logísticos da CEIJMA. A ação conta ainda com a mobilização da Comissão Organizadora Estadual (COE), o protagonismo de jovens facilitadores e o apoio essencial de uma extensa rede de parceiros e colaboradores. Foram 495 escolas maranhenses cadastradas na iniciativa, que desenvolveram suas próprias jornadas, em adesão ao convite dos Ministérios envolvidos. A COE teve como uma de suas atribuições selecionar os melhores projetos, de acordo com o regulamento nacional.

Segundo a secretária de Estado da Educação, Jandira Dias, o evento é um marco de cidadania e protagonismo. “A Conferência é mais do que uma mostra de projetos, é a representação de um movimento de escuta ativa das juventudes, que estão pensando o futuro com responsabilidade, sensibilidade e coragem. É nosso dever, enquanto Poder Público, garantir espaços como este e apoiar essas propostas para que se tornem políticas reais,” ressaltou.

Durante o evento, os estudantes apresentarão propostas elaboradas em suas escolas, com soluções voltadas à sustentabilidade de seus territórios, desde tecnologias sociais simples até ações de mobilização comunitária e preservação ambiental. Os projetos abordam temas como uso racional da água, reciclagem, agroecologia, energias renováveis, conservação da biodiversidade e enfrentamento dos efeitos das mudanças climáticas.

A assessora técnica, Avanne Dominici, da Coordenação de Educação Ambiental, reforça a importância científica do evento para o estado.

“A Educação Ambiental praticada de forma participativa desenvolve habilidades cognitivas e emocionais nos estudantes, além de fomentar o pensamento crítico sobre os impactos ambientais. Essa vivência contribui para a formação de cidadãos conscientes e comprometidos com a promoção da justiça ambiental no nosso estado,” explicou.

A Conferência também fortalece a relação entre ciência, escola e comunidade, a partir da promoção de espaço de diálogo entre saberes para a construção de um Maranhão ambientalmente saudável e socialmente justo. Ao final da etapa estadual, os projetos selecionados representarão o Maranhão na etapa nacional da VI CNIJMA, prevista para acontecer em Brasília, reunindo estudantes de todo o país em um grande encontro de trocas de saberes, práticas e sonhos.

A Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente é um chamado à ação para fazer germinar um futuro sustentável, onde Justiça Climática e Educação caminham sempre lado a lado.

Fonte: Seduc/MA

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI