O Maranhão foi reconhecido com o Selo Prata na 2ª edição do Selo Nacional do Compromisso com a Alfabetização, iniciativa promovida pelo Ministério da Educação (MEC). A conquista, divulgada nesta semana, celebra os expressivos avanços na alfabetização de crianças maranhenses e reforça o compromisso do estado com uma educação pública de qualidade.
No total, 206 redes públicas maranhenses foram homenageadas na edição, incluindo a Rede Estadual, que recebeu o Selo Prata. Já as redes municipais foram distribuídas entre 101 Selos Ouro, 89 Selos Prata e 16 Selos Bronze. Os números colocam o Maranhão em evidência no cenário nacional, onde 99% das redes municipais que se inscreveram no selo foram homenageadas.
Para a secretária de Educação do Maranhão, Jandira Dias, a conquista é reflexo do trabalho coletivo e do investimento contínuo na alfabetização. “Receber o Selo Prata é, mais uma vez, um sinal da dedicação de todos que fazem a educação no nosso estado. Este resultado é fruto de um trabalho conjunto, estruturado e contínuo, realizado por meio do Pacto pela Aprendizagem. Estamos no caminho certo para garantir que cada criança maranhense seja alfabetizada na idade certa, com qualidade e equidade”, afirmou.
A secretária destacou ainda que o resultado decorre das ações desenvolvidas no âmbito do Pacto pela Aprendizagem, política de regime de colaboração entre estado e municípios que tem como foco a superação dos desafios educacionais. “O Pacto pela Aprendizagem fortalece a união de esforços entre estado e municípios, criando uma rede de apoio sólida para enfrentar desafios históricos e os impactos da pandemia. Esta certificação nos motiva a seguir avançando, sempre com foco na aprendizagem e no futuro das nossas crianças”, completou Jandira.
O secretário adjunto de Ensino e Aprendizagem, Assis Filho, também celebrou os resultados e reforçou a importância da continuidade das formações e dos investimentos. “Essa conquista é de todos os educadores e gestores que se dedicam diariamente a transformar a realidade educacional no Maranhão. Nossa meta é avançar ainda mais, alcançando a excelência na alfabetização e garantindo o futuro de nossas crianças”, declarou.
O Selo Nacional do Compromisso com a Alfabetização tem como objetivo fortalecer a colaboração entre União, estados e municípios para garantir que 100% das crianças sejam alfabetizadas até o final do 2º ano do Ensino Fundamental, além de priorizar a recomposição das aprendizagens afetadas durante a pandemia.
O avanço contínuo: do índice à certificação
Com a certificação, o Maranhão avança no cenário nacional como referência em políticas públicas estruturadas e no trabalho em rede em prol da alfabetização, reafirmando seu compromisso com o direito à educação de qualidade para todas as crianças.
A conquista, pelo segundo ano consecutivo, do Selo Prata pelo Maranhão não é um resultado isolado, mas a consolidação de uma trajetória de crescimento já registrada em indicadores oficiais. Em julho de 2025, o estado comemorou um marco significativo: a superação da média nacional no Índice Criança Alfabetizada (ICA) 2024, alcançando 60% — um ponto percentual acima da média nacional (59%).
Na ocasião, a secretária Jandira Dias destacou que o desempenho era fruto de um “trabalho contínuo realizado em todas as regiões do estado”. Esse esforço, estruturado pelo Pacto pela Aprendizagem, foi essencial não apenas para que 112 municípios (51,6% do total) atingissem suas metas individuais de alfabetização naquele ano, mas também para pavimentar o caminho até a recente certificação em nível nacional.
A conexão entre os dois momentos é clara e positiva: o ICA de 2024 revelou uma base sólida e em ascensão da alfabetização no estado, com mais da metade dos municípios cumprindo seus objetivos. Agora, o Selo Prata coroa esse esforço coletivo, transformando o indicador quantitativo em reconhecimento qualitativo e simbólico de excelência. É a prova de que o compromisso medido pelo índice se manteve e se expandiu, resultando em um desempenho de destaque que colocou 206 redes públicas maranhenses no mapa nacional da alfabetização de qualidade.
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI