Texto: Cida Marconcine
O Ministério Público do Maranhão, em parceria com o Governo do Estado, realizou na quinta (23), no auditório da Faculdade de Educação Santa Teresinha (FEST), a premiação do projeto “Ler, Escrever e Pensar: Conscientizar para Transformar”, idealizado pela promotora de Justiça Maria José Lopes Corrêa, da Comarca de João Lisboa. Este projeto tem o objetivo de despertar a consciência crítica de alunos da rede pública municipal e estadual por meio da leitura e produção textual, com foco no combate à corrupção. Este ano a obra indicada foi o livro “O que faz o Brasil, Brasil?”, de Roberto Da Matta.
Presentes a cerimônia de premiação o promotor de Justiça, Frederick Bacellar Ribeiro, que representou o procurador geral de Justiça do Maranhão Luis Gonzaga Martins Coelho; os promotores Alenilton Santos, Lucas Mascarenhas, Maria José Lopes Correia, da Comarca de João Lisboa; o secretário Municipal de Educação, Josenildo Ferreira, que representou o prefeito de Imperatriz, Assis Ramos; a gestora Regional de Educação, Profª Drª Orleane Evangelista de Santana, que representou o secretário de Estado da Educação Felipe Camarão; a secretária Adjunta de Ensino de Imperatriz, Nilceia Martinho; e Agostinho Noleto, que representou a Academia Imperatrizense de Letras (AIL).
O auditório da FEST ficou lotado com professores, alunos e gestores escolares que foram prestigiar este importante momento de encerramento do projeto “Ler, Escrever e Pensar”. “O trabalho repressivo é muito importante, pois se plantarmos a semente de prevenção, temos mais chance de êxito. A conscientização sim fará toda a mudança que esperamos”, afirma o promotor Frederick Bacellar Ribeiro.
Segundo a promotora de Justiça Maria José Lopes Corrêa, o projeto “Ler, escrever e pensar” se destaca justamente no momento em que o Brasil passa por uma grande turbulência em razão dos diversos atos de corrupção. “Como o próprio nome diz, o projeto utiliza a leitura, como ferramenta para despertar a consciência crítica dos estudantes, objetivando a transformação social. Não podemos transformar a sociedade, se não nos tornarmos cidadãos conscientes”, enfatizou a promotora.
Para a gestora Regional de Educação, Orleane Santana, neste projeto do Ministério Público, o ler e o escrever levam ao pensar, ou seja, desenvolver uma consciência crítica, capaz de transformar a sociedade onde vive. “As três pilastras que alicerçam este projeto vão transformar o leitor indivíduo em um leitor cidadão, consciente dos seus direitos e cumpridor dos seus deveres. E mais, um cidadão que não vai mais enganar e nem se deixar ser enganado. Esta é a grande relevância deste magnífico projeto”, conclui a gestora da UREI
Os estudantes do Ensino Médio, autores dos três melhores textos, foram premiados com smartphones, tablets e notebooks, além de troféus e medalhas.
A Gestora adjunta do CE Graça Aranha, professora Janice Joyce Monte Carvalho, afirma que o projeto do Ministério Público traz muita satisfação ao ser trabalhado por alunos e professores por ser um tema de extrema relevância para os dias de hoje. “Estamos muito felizes com essa participação e premiação. Queremos agradecer ao Ministério Público pela iniciativa, a Seduc e a URE de Imperatriz pelo incentivo”, destaca a professora Janice Joyce.
Para o estudante do CE Tancredo Neves, Raviecky Alves Rocha Ferraz, um dos alunos premiados, este projeto é mais do que um meio de testar a criticidade do aluno. “O projeto Ler, Escrever e Pensar obteve sucesso e rejuvenesceu a esperança de um Brasil melhor”, comenta o aluno.
“O fato de pensarmos a obra do Roberto Da Matta, atrelada ao vício da corrupção, seja ela em atitudes pequenas, ou maiores, nos proporcionou um mínimo de conscientização e localização no espaço-tempo, seja ele geográfico ou histórico, sobre os motivos de nossas atitudes estarem propensas a algum tipo de chamamento à corrupção”, argumenta a professora do CE Tancredo Neves, Tamires Silva Moraes, que foi premiada como professora destaque, por seu empenho durante as atividades do projeto. “Portanto, os frutos, não foram colhidos no dia da premiação, eles entrarão para a história de vida do povo brasileiro, do maranhense, do imperatrizense, do aluno que mora na Vila Redenção, Vila Lobão. Ainda temos mais frutos, estarão na história e na mudança social”, finaliza a professora.
PREMIAÇÃO REDE ESTADUAL – ENSINO MÉDIO – IMPERATRIZ
Professora destaque: Tamires Silva Moraes (CE Tancredo Neves)
Escola Campeã: Colégio Militar Tiradentes II
Escola Nota 10: CE Tancredo de Almeida Neves
1º Lugar: Maria Eduarda Macedo Ramos – Título da redação: Brasil, a utopia da sociedade perfeita (Colégio Militar Tiradentes II)
2º Lugar: Isabela Chaves de Freitas – Título da redação: Precisamos descobrir o Brasil (CE Graça Aranha)
3º Lugar: Raviecky Alves Rocha Ferraz – Título da Redação: O pior dos animais (CE Tancredo de Almeida Neves)
O Projeto
Várias palestras e debates foram realizados nos Centros de Ensino pelos promotores da Infância e Juventude, Alenilton Santos e da Educação, Lucas Mascarenhas. Professores também receberam formação e orientações e atuaram como orientadores junto aos alunos, que produziram os textos com temática sobre corrupção.
Outra atividade realizada foi chamada de Dia D, que consistiu no momento onde todos os estudantes tiveram a oportunidade de produzir suas redações, a partir da leitura prévia do livro indicado e das orientações dos professores de Língua Portuguesa sobre as regras a serem seguidas para a obediência ao regulamento do concurso.
O Projeto nos Municípios
O Projeto “Ler, Escrever e Pensar: Conscientizar para Transformar” também foi realizado nos municípios pertencentes à URE de Imperatriz, sendo que as premiações aconteceram na sexta (24), em dois momentos, um em Estreito e outro na Comarca de Montes Altos (com a participação dos municípios Sítio Novo e Ribamar Fiquene). Na semana anterior o projeto também foi encerrado nos municípios de Amarante (06), Senador La Roque (06) e João Lisboa (08).
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