9/03/2018 5:48 pm

Estudantes são capacitados para serem Jovens Ouvidores

08857_whatsapp_image_2018_03_08_at_16.13.38_7261116072149601733

Turma de Jovens Ouvidores participam de capacitação em São Luís

Estudantes de escolas públicas participaram, no Centro Educa Mais Maria Mônica Vale, em São Luís, de capacitação, na terça (06) e quinta-feira (08), para serem os novos jovens ouvidores. Eles terão a missão de servir de intermediários entre o ambiente escolar e os gestores dentro do Programa Jovem Ouvidor, realizado pelas Secretarias de Estado da Educação (Seduc) e de Transparência e Controle (STC). Na ocasião, também, foram escolhidos os alunos que irão participar do Comitê Jovem Ouvidor.

O Programa Jovem Ouvidor estimula a participação dos estudantes em ações de escuta cidadã, fortalecendo o protagonismo estudantil nas escolas da rede pública estadual. “Para mim está sendo uma experiência maravilhosa, pois vai facilitar a nossa comunicação com a Ouvidoria e com a Seduc”, afirmou a aluna ouvidora Aline Glaucia Sampaio de Freitas, de 16 anos.

Aline Glaucia Sampaio de Freitas disse que gostou da experiência quando foi escolhida para representar o Centro de Ensino Jornalista João Francisco Lisboa. “Foi muito bom, porque eu já tentava lutar por algumas coisas para minha escola e, agora, como aluna ouvidora eu vou ser uma ponte entre o ambiente escolar e entre a ouvidoria da Seduc, para buscar melhorias para mim e meus colegas”.

Ao todo, 27 alunos foram escolhidos pelos grêmios estudantis de suas escolas e 22 deles participaram da capacitação. Para a Ouvidora da Seduc, Samira Simas, o treinamento dos jovens ouvidores é mais uma etapa cumprida que fortalece o protagonismo juvenil e transforma os estudantes em multiplicadores dos serviços de ouvidoria e do aplicativo do programa, aprimorando a gestão da escola.

“A política pública, dentro da escola, será fortalecida através do protagonismo juvenil e da jovem ouvidoria. A ferramenta que eles vão usar será o aplicativo MinhaEscolApp, além deles se adiantarem e serem proativos em relação aos serviços de Ouvidoria, para sanarmos os problemas antes que eles ocorram e levar para os gestores da secretaria de Educação”, disse Samira Simas.

Comitê de Jovens Ouvidores

Turma de Jovens Ouvidores participam de capacitação em São Luís

O Comitê do Projeto Jovem Ouvidor terá reuniões mensais, com o objetivo de alinhar as informações com os Jovens Ouvidores. A meta é planejar as atividades para executar as ações com eficiência dentro da escola.

“Eles – os jovens ouvidores – vão fazer um relatório mensal e vamos apresentar ao gestor escolar, como forma de nos adiantarmos aos problemas. Vamos discutir os problemas da escola e fazer um planejamento”, destacou a ouvidora Samira Simas.

O comitê será formado pelos jovens ouvidores Aline Glaucia Sampaio de Freitas e o Mateus Santos Rodrigues, e pelos representantes da gestão da escolar, Ouvidoria Geral do Estado e Ouvidoria da Secretaria de Estado da Educação.

“A juventude tem muito a contribuir nas decisões da política educacional no Maranhão. Fortalecê-los na escola com uma escuta cidadã, planejamento e execução diante do que fora levantado, só elevará a autoestima e o protagonismo juvenil. Estamos lutando por uma educação mais inclusiva, participativa e transparente. Alinhar a política estudantil e gestão escolar será determinante para melhorar os índices educacionais e a garantia de dias melhores”, explicou Samira Simas.

Fonte: Seduc
Texto: Nayara Vieira
09/03/18

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI