14/05/2018 3:16 pm

“Agora a escola tem tudo o que não tinha”, diz avó de alunas de escola revitalizada em Pastos Bons

escola-Professor-Ribamar-Torres-768x512

Maria Raimunda, 55 anos, e as netas, em frente a escola revitalizada. (Foto: Handson Chagas)

Maria Raimunda, 55 anos, se emociona ao falar da escola onde as netas estudam em Pastos Bons, entregue totalmente revitalizada nesta sexta-feira (11) pelo governador Flávio Dino. “Agora a escola tem tudo o que não tinha”, diz. Também foi inaugurado o Farol do Saber, reformado, e dois Sistemas de Abastecimento de Água na cidade.

“Mudou tudo: limpeza, está mais organizado, bonito”, conta a dona de casa sobre a reforma e ampliação do CE Professor Ribamar Torres, que acompanhou da porta de casa. Para ela, a obra se resume em uma palavra: valorização.

“Valoriza a rua da gente, os estudos das crianças. As crianças se sentem mais à vontade, tem ar-condicionado”, detalha. Quem também comemora a melhoria do espaço é a prefeita Iriane Gonçalo.

“Essa obra é especial para mim. Eu estudei nessa escola, meus filhos estudaram, é uma escola que tem muita história”, diz. “Uma escola é um passaporte para um futuro cada vez melhor, por isso a gente agradece ao governador”, acrescenta Iriane.

As alunas Maria Emanoelle e Camile Mercedes, ambas com 13 anos, não escondem a empolgação pelo novo espaço, mais confortável e moderno, com salas amplas, carteiras novas e laboratório de informática, tudo climatizado. “Vou estudar aqui com fé em Deus, não vou sair daqui tão cedo”, diz Emanoelle.

Após 20 anos, dignidade

A professora Márcia Antônia Lima Costa também agradece o governador pelos benefícios concedidos aos docentes. (Foto: Handson Chagas)

A alegria também estampou o rosto de professores e gestores do CE Professor Ribamar Torres. De acordo com a gestora geral da escola Maria Carlese Camapum, a reforma era esperada há mais de 20 anos. “Antes estava muito ruim e, graças a Deus, com essa reforma, hoje temos um sonho realizado”.

A professora Márcia Antônia Lima Costa também agradece o governador pelos benefícios concedidos aos docentes. “Antes, eu era professora de 20 horas, e com a ampliação passei a ficar 40 horas como professora de matemática no Estado. Para mim isso foi muito gratificante”, conta.

Mais entregas e anúncios de obras

Farol do Saber foi reformado e ganhou novo acervo de livros. (Foto: Handson Chagas)

Flávio Dino também entregou o Farol do Saber do município que, após ampla reforma e renovação do acervo, passou a se chamar Maria Dolores Coelho Costa, em homenagem póstuma a uma professora da cidade.

“Nós somos homenageados também pela questão da minha mãe, a professora mais antiga da cidade, era um arquivo vivo na nossa cidade”, diz a também professora Luiza Angélica Coelho, filha de Maria Dolores.

Além da escola e do Farol do Saber, o governador Flávio Dino fez entrega de dois Sistemas de Abastecimento de Água, que beneficiam os povoados Barra e Malhada, e anunciou mais obras. Fora a pavimentação de ruas do município com bloquetes, Flávio Dino falou da estrada que liga Pastos Bons a Sucupira do Riachão, que deverá finalmente sair do papel.

“Finalmente essa lenda tão prometida vai ser executada, o que é importante para o povo de Pastos Bons, de Sucupira e para o povo de todo o Maranhão”, afirma o governador. Segundo ele, as máquinas começam a trabalhar na estrada em 60 dias.

14/05/2018