14/09/2015 12:58 pm

Parceria do Colégio Militar Tiradentes com a Universidade Federal do Maranhão garante curso de idioma

Foi realizada, na nesta sexta-feira (11), no auditório central da Universidade Federal do Maranhão (Ufma) a aula inaugural da Segunda turma do curso de idiomas do projeto de extensão, “Centro de Línguas e Cultura do Maranhão”. O Curso é fruto de uma parceria do Colégio Militar Tiradentes I e a Ufma. O curso se constitui como opção para formação educacional dos alunos do Colégio Militar Tiradentes I, tendo em vista as crescentes exigências do mercado de trabalho.

De acordo com a coordenação do curso, a capacitação ofertada possibilita aos estudantes manter um contato com outras culturas, uma vez que nos cursos de línguas estrangeiras podem também aprender sobre os costumes, crenças, ideologias, modo de vida de outros povos.

Participam desta segunda fase 184 alunos do Colégio Militar, sendo 84 no básico I e 99 alunos no básico II e, ainda, das comunidades da Vila Palmeira e Alemanha. Na parceria, o Colégio Militar Tiradentes I disponibiliza a sua estrutura física e a Universidade Federal coordena toda estrutura pedagógica. As aulas acontecem aos sábados e a capacitação tem duração de quatro meses.

A professora Naiara Sales Araújo Santos, coordenadora do projeto, disse que o projeto já funciona há três anos e com o desempenho do colégio, a Ufma desejou firmar a parceria. Ela disse, ainda, que ficou surpresa com agilidade que a escola se colocou para concluir o processo de adesão a parceria, logo que acionada pela universidade.

O coronel Antônio Roberto dos Santos, diretor de ensino da PMMA, parabenizou a escola que tem alcançado níveis altos nos índices educacionais. “Muitos são os desafios a serem vencidos, mas o trabalho, o Colégio Militar tem demonstrado que os alunos terão um futuro brilhante. Continuaremos fortalecendo parcerias como esta”, afirmou o oficial da PM.

Já a professora Nair Portela, diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) e futura reitora da Ufma, externou sua alegria pela parceria e disse que, iniciativas como esta só fortalecem a educação do nosso estado. Ela ressaltou, ainda, a importância da direção do Colégio Militar em querer fortalecer estrutura física e pedagógica da escola.

No final da aula inaugural, os estudantes Joyce Araújo dos Santos e Davi Campelo Silva, alunos do básico II, cantaram a música Stay with me, do cantor San Smith.

Estiveram presentes no evento a professora Yeda Sá Malta, diretora Pedagógica do Colégio Militar Tiradentes I; Patrícia Gomes, superintendente de Gestão Educacional da Secretaria de Estado de Educação; professora Naiara Sales Araújo Santos, coordenadora do projeto CLC; professora Ilma Fátima de Jesus, secretária Adjunta de Ensino; coronel Carlos Augusto Furtado Moreira, comandante da Academia de Polícia Militar Gonçalves Dias; major Pedro Augusto Lima Brandão, diretor adjunto do Colégio Militar Tiradentes I; capitã Djaneide, diretora adjunta do Colégio Militar 2 de julho.

Estudantes Joyce Araújo dos Santos e Davi Campelo Silva cantaram a música Stay with me, do cantor San Smith

Gestores da Ufma e do Colégio Militar Tiradentes com alunos capacitados no curso de inglês

 

 

 

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI