6/12/2018 7:30 pm

Estudantes do CE Prof. Luiz Pinho Rodrigues aprendem na prática conceitos de Ciências Exatas, durante I Mostra Científica

As salas e pátios do Centro de Ensino Prof. Luiz Pinho Rodrigues, no município de São Benedito do Rio Preto, foram tomadas por experimentos e reações químicas durante a I Mostra Científica realizada por estudantes do Ensino Médio, na última quarta-feira (05).

A I Mostra foi idealizada por professores das áreas de Ciências da Natureza e Exatas do Centro de Ensino, que perceberam a necessidade de despertar nos estudantes compreender e relacionar os conteúdos de Matemática, Química, Física e Biologia contidos nos livros didáticos e no currículo do Ensino Médio e que são trabalhados em sala de aula com aplicações práticas da vida cotidiana, levando-os a assimilar, de forma ainda mais proveitosa, o conhecimento escolar.

“Percebemos que nossos alunos apresentavam uma certa dificuldade e às vezes até desinteresse pelas experiências e pela compreensão em entender o conteúdo. Então através dos experimentos eles estão compreendendo melhor e interessados em aprender. O que está sendo muito bom, porque todos os alunos estão participando, assim como todos os professores das áreas de exatas e ciências da natureza também”, explica a professora Enocélia Mota coordenadora de Experimentos do Centro de Ensino e uma das coordenadoras Pedagógicas da Mostra.

Estudantes apresentam experimentos em I Mostra Científica

Estudantes apresentam experimentos em I Mostra Científica

Ainda segundo a professora Enocélia Mota, vários são os entraves para compreensão dos conteúdos didáticos pelos estudantes, que vão desde o próprio desinteresse dos estudantes até a falta de espaços adequados, fazendo com que professores e estudantes fiquem, na maioria das vezes, limitados ao livro didático.

“Professores das disciplinas das áreas de Exatas e Ciências da Natureza ainda têm dificuldades para levar os alunos a compreenderem na prática a aplicação do conhecimento teórico previstos no currículo do Ensino Médio. Então esse projeto surgiu da necessidade dos alunos associarem os conteúdos do currículo de Matemática, Química, Física e Biologia contidos nos livros didáticos, associando esses conteúdos com a prática”, reafirmou Enocélia.

“A Mostra está sendo muito proveitosa para os nossos alunos, eles estão empolgados com esse trabalho. Eu espero que no próximo ano a gente dê continuidade e que seja melhor ainda contando com o apoio de todos da comunidade escolar”, comemora o sucesso da Mostra Científica, o gestor Geral do CE Prof. Luiz Pinho Rodrigues, Joaquim Teles.

O projeto envolveu todo o corpo docente e comunidade estudantil do Centro de Ensino. Cerca de 300 alunos realizaram experimentos científicos, explicando e aplicando na prática fórmulas e conteúdos de Química Física Matemática e Biologia.

O projeto foi trabalhado a partir de agosto, e a I Mostra é a culminância com a socialização dos conhecimentos adquiridos sendo os estudantes os grandes protagonistas neste evento.

O professor de Química do Centro de Ensino, Sebastião Neto, explica que para o desenvolvimento do projeto os professores juntamente com os estudantes acordaram que seriam selecionados conteúdos das áreas de Matemática, Física, Química e Biologia devidamente especificados em planejamento e que tais conteúdos seriam demonstrados através de experimentos realizados por alunos, intermediado por professores, associando teoria e prática.

“Essas é a culminância do nosso projeto, a nossa mostra cientifica, e o que a gente observa é que todos os alunos estão bem envolvidos vendo a ciência no cotidiano, concreta, e produziram experimentos apenas com materiais encontrados no cotidiano”, disse Sebastião Neto.

Estudantes apresentam trabalhos durante I Mostra Científica

Estudantes apresentam trabalhos durante I Mostra Científica

Ao longo de todo ano letivo os professores ministraram aulas dos conteúdos do currículo contemplados na proposta curricular e no livro didático das disciplinas envolvidas. Além de estimularem pesquisas em internet para discutirem e aprofundarem conhecimentos.

A utilização de materiais concretos aos quais os estudantes tinham acesso facilitou o trabalho e tornou as aulas atrativas, desta forma os estudantes se prepararam com experimentos científicos que foram exibidos na I Mostra Científica.

“Esse projeto realmente ‘tá’ sendo importante pra gente por estar dando possibilidades de mostrarmos os nossos talentos. A cavadeira hidráulica e o elevador hidráulico, criados por nós realmente tem uma importância muito grande. Esse é o primeiro ano que isso aconteceu e espero que aconteça todos os anos para que a gente possa estar sempre melhorando, mostrando sempre o nosso potencial e o melhor que a gente pode”, finalizou a estudante da 2ª série, Thamires Silva.

Fonte: Seduc
Texto: Letícia Pinheiro
Fotos: Divulgação
06/12/2018

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI