4/08/2016 8:14 pm

Após 20 anos de espera, comunidade escolar comemora reforma de Centro de Ensino em Vitória do Mearim

Foto 1_Divulgação_Seduc_04082016 - Após 20 anos de espera, comunidade escolar comemora reforma de Centro de Ensino em Vitória do Mearim (1)

Fachada do C.E. Estado do Espírito Santo, em Vitória do Mearim

Duas décadas de esquecimento e abandono. Assim se encontrava o CE Estado do Espírito Santo, no município de Vitória do Mearim. Contudo, no último fim de semana, a realidade mudou. Onde antes existia um prédio sem estrutura adequada, agora transformou-se em um novo centro de ensino para os mais de 450 alunos que ali estudam. A professora Maria da Paz Veloso, que trabalhou na instituição por mais de três décadas, relembra das inúmeras solicitações para que a unidade fosse reformada. “Foram muitos anos de luta para conseguir a reforma desta escola que havia sido reformada pela última vez em 1996. Sinto-me muito feliz, é gratificante”, disse.

KGE_reinauguração do C.E.DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO - VITORIA DO MEARIM - MA-24

Maria da Paz Veloso, ex-diretora do C.E. Estado do Espirito Santo

Maria da Paz Veloso foi diretora da escola por 36 anos e, neste ano, após sua aposentadoria, passou o cargo para Edu Sousa Pinheiro, atual gestor eleito pela comunidade escolar. Ele, que foi aluno do centro há alguns anos, ressalta que os estudantes terão maior prazer em aprender e que todas as inovações facilitarão o processo de ensino e aprendizagem.

“É um sentimento de grande emoção, tendo em vista que hoje nós estamos realizando um grande sonho de melhorar o espaço físico de nossa escola, revitalizando um espaço que há 20 anos estava esquecido. E hoje nós estamos realizando esse sonho. Só temos a agradecer o Governo do Estado”, afirmou.

Foto 3_Divulgação_Seduc_04082016 - Após 20 anos de espera, comunidade escolar comemora reforma de Centro de Ensino em Vitória do Mearim

Carla Pires ex aluna do CE Estado do Espirito Santo

Carla Pires, 20 anos, é ex-aluna do C.E. Estado do Espírito Santo, e falou da sua admiração ao ver a escola reformada. Ela conta que antes só existia um banheiro unissex, que era compartilhado por todos os alunos, professores e funcionários. Com a reforma, além da construção de mais banheiros, inclusive para deficientes, foi recuperado todo o telhado da escola, refeitas as instalações elétricas e hidráulicas, pintura e revestimento das paredes, instalação de ar condicionado nas salas de aula, e construída sala de professores e laboratório de informática.

Edu Sousa, atual gestor da escola

Edu Sousa, atual gestor da escola

A última reforma na unidade de ensino havia sido realizada em 1996. Após 20 anos, as reivindicações foram atendidas, beneficiando 453 estudantes, com os investimentos realizados.

“Está muito bom agora. Até quando eu cursei o 1º ano a gente não tinha uma escola estruturada. Não tinha ventilação, fazia muito calor, até a lousa era ruim e o teto também precisava de reforma”, relatou Nayara Coelho, que está no 2º ano do Ensino Médio na escola.

Fonte: Seduc
Texto: Luana Müriella
Fotos/KarlosGeromy

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI