“A obra realizada nesta escola foi muito além do que esperávamos. Acreditávamos que seriam feitos reparos, porém da estrutura antiga praticamente nada foi aproveitado, tudo é novo. A escola foi praticamente colocada em baixo e construída uma nova”. Esta é a avaliação do gestor geral do C.E. Djalma Cruz, Willame Sérgio Matos. A escola que fica no município de Cândido Mendes integra a lista das 50 escolas reconstruídas que já foram entregues pelo Governo do Maranhão.
Às vésperas de completar 24 anos, esta é a primeira reforma realizada na escola, que foi inaugurada em setembro de 1992. Toda a parte estrutural da escola foi reforçada, de modo a garantir mais segurança a alunos e professores, que alegavam que antes as paredes balançavam com qualquer movimento. Além disso, foi trocado todo o telhado, sistemas elétrico e hidráulico, portas, janelas, reboco e revestimento das paredes, piso, e instalado forro e ar condicionado nas salas de aula e de professores. Foram readequados todos os banheiros e construído um para atender pessoas com deficiência.
“Esta escola é a mais bonita que estudei. Vou conversar com todos os alunos para a conservarmos e mantê-la linda como está”, disse Marcelo Sallas, representante dos alunos no Colegiado Escolar.
Quem convivia com a antiga estrutura, elogia a reforma. “Ela não tinha muitos recursos. As salas eram muito acabadas, os quadros eram ruins, sem estrutura adequada para gente. Agora ficou um espaço bem melhor para estudarmos e prestarmos mais atenção nas aulas. Pois uma escola que não é adequada atrapalha a gente de estudar, de aprender”, disse Vitória Letícia Ramalho, 16, que faz 2º ano no C.E. Djalma Cruz.
Opinião dividida por Georgia de Jesus Ribeiro, 14, que também cursa o 2° ano. “A escola era quebrada, tinha muito cupim, o teto era todo desarrumado, o bebedouro era quebrado. Gostei demais. A sala está climatizada, o piso limpo. Gostei também do bebedouro e banheiro que antes eram muito ruins. Agora vai dar mais vontade de estudar e vir para escola”, afirmou.
Agora, com investimentos na ordem de R$ 1,4 milhão, os mais de 1.500 m² do C.E. Djalma Cruz foram reconstruídos, oferecendo mais conforto e dignidade aos quase 700 alunos do município que estudam na unidade e a todo corpo docente.
Tuntum
Secretário de Educação, Felipe Camarão, e o secretário adjunto, Anderson Lindoso entregam certificado à estudante representante do Grêmio Estudantil de Tuntum
A inauguração do Centro de Ensino Isaac Martins, no sábado (13), em Tuntum, também teve um significado especial para alunos, pais, professores e corpo técnico da escola. É que no ano passado o prédio precisou ser interditado, devido a um desabamento de parte do telhado, e a comunidade escolar foi deslocada para uma unidade do município. Foi investido na reconstrução do CE Isaac Martins, o montante de R$ 858.326,20.
“Essa reforma é um marco porque simboliza o resultado de anos de anseio por melhorias. Hoje, o sentimento que nos envolve é de alegria. Tenho certeza que essa reforma vai fazer diferença nas aulas, no trabalho dos professores”, destacou a estudante Edissandra Dias Amador, do 3º ano do Ensino Médio.
Para o secretário de Estado de Educação, Felipe Camarão, a reconstrução da escola Isaac Martins foi um compromisso assumido pelo governador Flávio Dino com a comunidade estudantil de Tuntum. “Hoje estamos comemorando a entrega dessa escola que há um ano não tinha condições de receber seus alunos e professores, como muitas unidades escolares que sofreram com anos sem reformas. Com muito trabalho e dedicação, estamos tornando nossas escolas em ambientes acolhedores, seguros e, sobretudo, adequado para o ensino e aprendizagem com qualidade”, pontuou.
Grêmios
Durante a solenidade de entrega da Isaac Martins, estudantes da escola e de outros dois centros de ensino José Pinheiro e Estado do Maranhão foram empossados como membros dos grêmios estudantis.
Representando o grêmio do CE Isaac Martins, o estudante Ruan Carlos Araújo Silva, agradeceu pela reforma. “Agradecemos por tudo e como representação dos estudantes vamos trabalhar para que todos cuidem e zelem pela nova escola”, disse.
Fonte: Seduc
Texto: Luana Müriella e Raphael Garreto
Fotos/Divulgação
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI