14/12/2021 3:23 pm

Seduc vai avaliar mais de 348 mil estudantes por meio do Seama

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) aplicará, a partir desta quarta-feira (15), a avaliação somativa para os estudantes do 2º, 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio, por meio do Sistema Estadual de Avaliação do Maranhão (Seama). A avaliação será aplicada até o dia 21 de dezembro e, ao todo, serão avaliados 348.398 estudantes, de 216 municípios maranhenses e da rede pública estadual do Maranhão.

A avaliação somativa integra as ações previstas por meio do Seama, que contempla a realização de duas avaliações – diagnóstica e somativa –, como forma de oferecer subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base nos resultados alcançados ao nível de estudante, escola e rede de ensino.

Os resultados alcançados subsidiarão, ainda, as redes de ensino, escolas e professores no planejamento das ações pedagógicas para o ano letivo de 2022, e fomentar a premiação Escola Digna, criada pela Lei Estadual nº 11.515, de 29 de julho de 2021, que tem por finalidade condecorar as escolas públicas que tenham obtido os melhores desempenhos na avaliação somativa do Seama.

SeamaO Sistema Estadual de Avaliação do Maranhão (Seama) integra a Política Educacional Escola Digna e tem por objetivo levantar informações sobre o desempenho educacional dos estudantes das escolas públicas estaduais e municipais, em regime de colaboração.

Em 2021, a avaliação diagnóstica foi realizada no período de 30 de agosto a 2 de setembro, em 216 municípios do território maranhense, com a aplicação de questionários contextuais e testes cognitivos de Língua Portuguesa e Matemática a estudantes do 2º, 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e 3ª série do ensino Médio.

Os resultados da avaliação diagnóstica, aplicada entre agosto e setembro deste ano, podem ser consultados no portal https://avaliacaoemonitoramentomaranhao.caeddigital.net/ pelos secretários municipais de educação, gestores escolares, professores e equipes pedagógicas da Seduc e Semed para análises e possíveis intervenções.

Fonte: Seduc
14/12/2021