16/06/2022 12:40 pm

Mais de 1,3 mil equipes se inscreveram para a Feira de Ciência, Sustentabilidade e Inovação, promovida pelo Governo do Estado

1.323 é o número de equipes escolares inscritas para a Feira de Ciências, Sustentabilidade e Inovação, maior evento de fomento à pesquisa no ambiente educacional do Maranhão, promovida pelo Governo do Estado, que ocorrerá no dia 28 de junho em seis polos regionais, simultaneamente, abrangendo todos os municípios maranhenses. As inscrições encerraram na noite desta quarta-feira (15).

““O elevado número de inscrições superou nossas expectativas. Isso prova que esse evento científico idealizado pelo governador Carlos Brandão já é um sucesso e era esperado por nossas escolas, que têm muita produção e iniciação científica, com total empenho dos nossos professores. Muito obrigada a cada um dos gestores regionais, diretores de educação, secretários adjuntos e suas respectivas equipes, minha assessoria, professores, estudantes e todos os envolvidos parceiros envolvidos”, destacou a secretária de Estado da Educação, Leuzinete Pereira da Silva.”

A Feira é coordenada no âmbito da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com parceria das Secretarias de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e da Juventude (Seejuv) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fapema) e o IEMA. Conta, ainda, com a participação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA).

Entre os objetivos da Feira, estão instigar o desenvolvimento da ciência e do conhecimento tecnológico no Ensino Médio, por meio da pesquisa, da experimentação e de sua aplicação em diversos contextos, estimulando o protagonismo juvenil, a criatividade e a corresponsabilidade social; estimular a comunidade escolar a buscar soluções criativas que auxiliem na superação de desafios e dificuldades presentes na implementação de atividades voltadas ao desenvolvimento humano de natureza teórica e/ou experimental. Além de reconhecer experiências exitosas e atividades inovadoras, com impacto social e ambiental, desenvolvidas pelos estudantes do Ensino Médio da Rede Pública do Maranhão, visa também incentivar o protagonismo estudantil por meio de processos e práticas voltadas à ciência e à tecnologia, estimulando o diálogo com o mundo real e as possibilidades de análises e de intervenções em contextos mais amplos e complexos.

Estudantes da rede pública das escolas em tempo parcial, dos Centros Educa Mais, IEMAs e do IFMA se inscreveram em duas categorias: Experimentação Científica e Sustentabilidade; e Inovação, Tecnologia e Robótica. Após a inscrição das propostas e experiências, haverá análise das experiências científicas, de caráter classificatório e eliminatório, e a defesa das propostas, de caráter classificatório, avaliada por uma comissão julgadora e pelos visitantes da Feira (votação QR Code), para a classificação das equipes a serem premiadas.

Serão premiados os 1º, 2º e 3º lugares de cada categoria. Receberão os prêmios as escolas, professores e estudantes.

Onde será realizada

Para garantir a participação de estudantes de todo o estado, a Feira acontecerá em seis Polos Educacionais: São Luís, abrangendo as Unidades Regionais de Educação (UREs) de São Luís, Rosário, Itapecuru Mirim e Chapadinha; Imperatriz: com as UREs de Imperatriz e Açailândia; Pinheiro, reunindo municípios das UREs de Pinheiro, Viana, Santa Inês e Zé Doca; Balsas, com as UREs de Balsas e Barra do Corda, que envolvem um total de 22 municípios; Caxias (regionais Caxias, Codó, Timon, Bacabal e Pedreiras); e Colinas: municípios das UREs de São João dos Patos e Presidente, as duas com 31 municípios.

Fonte: Seduc
Foto: Divulgação
16/06/2022

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI