28/02/2023 2:09 pm

Premiação destaca conquista de alunos maranhenses em competições nacionais

Entrega de medalhas para alunos do Colégio Militar Tiradentes I (Foto: Antônio Martins)

“Fiquei muito feliz com a medalha e com o notebook como prêmio. Isso vai, com certeza, me ajudar a evoluir mais na escola e na minha educação”, comemorou Ana Luiza Lago Ferreira, campeã na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE/2022). Ela e outros estudantes do Colégio Militar Tiradentes I (CMT I) foram homenageados pelas conquistas alcançadas em competições nacionais. A cerimônia de reconhecimento e premiação dos estudantes foi realizada na manhã desta terça-feira (28), no auditório do CMT I, na Vila Palmeira, em São Luís.

A comunidade escolar do CMT I obteve destaque em quatro grandes eventos: Mostra Brasileira de Foguetes (MBFOG) 2022, Olimpíada Nacional de Ciências (ONC/2022), Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) e Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE/2022).

João Victor, pai de Ana Luiza, ressaltou que a entrega de medalhas aos alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio é um momento de reconhecimento da importância da educação e do fortalecimento da rede estadual.

“É gratificante poder estar aqui com a minha filha vendo ela ser premiada. Fico feliz de vê-la em uma escola que incentiva e dá estrutura para ela poder participar dos eventos, sempre buscando por melhorias”, pontuou o pai da aluna.

Entre as conquistas dos alunos, está a vitória no lançamento de foguetes na 36ª Jornada de Foguetes, ligada à Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). No evento, ocorrido em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro, alunos do 9º período do Ensino Fundamental do ano 2022 do Colégio Militar Tiradentes I bateram o recorde nacional de lançamento da modalidade nível 3.

Para o diretor geral do CMT I, tenente-coronel Pedro Augusto Lima Brandão, o desempenho das equipes maranhenses nos eventos é reflexo dos investimentos do Estado em educação.

“Esta premiação representa o fruto de um trabalho. O trabalho da escola, da família e da parceria do governo do Maranhão com o investimento nas escolas para podermos fazer nossas ações. Esse investimento reflete o trabalho em equipe, o compromisso dos professores e o compromisso da família”, afirmou o diretor, que acrescentou, ainda, que a solenidade contemplou as áreas de robótica, ciências e eficiência energética.

Representando a secretária de Estado da Educação, Leuzinete Pereira da Silva, a gestora da Unidade Regional de Educação (URE) de São Luís, Eva Barros, participou da cerimônia e apontou a presença dos pais dos alunos como um fator importante para o estímulo à busca por conhecimento.

“Estes alunos representaram o nosso Estado e foram campeões. Essa conquista significa a presença do desenvolvimento, da ciência, da pesquisa e da iniciação científica no ensino básico. E é gratificante poder ver o estímulo dos pais, da família em geral, durante esse processo”, disse.

Bernadeth de Lourdes, mãe do aluno Benedito Moreno, vencedor da medalha de ouro na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC/2022), também agradeceu ao CMT I e ao Estado pela vitória do filho.

“Estou com um sentimento de muita alegria. A gente não pode esquecer que a escola tem ações pedagógicas voltadas para a busca do conhecimento e desenvolver habilidades e competências em seus alunos”, afirmou.

Mais fotos:

Texto: Gustavo Sampaio