23/05/2023 12:06 pm

URE Imperatriz promove diálogo sobre o PDDE e transporte escolar em plenária com povos indígenas do Maranhão

A Unidade Regional de Educação de Imperatriz (URE), por meio de seu Núcleo Indígena, colaborou nos dias 18 e 19 de maio para uma importante plenária com povos indígenas, diretores de escolas indígenas, coordenação da Fundação Nacional do Índio (Funai) e suas Coordenações Técnicas Locais (CTL’s), especialistas técnicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e professores não indígenas. O evento aconteceu no auditório da Universidade Federal do Maranhão, em Imperatriz.

O evento foi organizado pelo FNDE em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e Funai que, na oportunidade, puderam ampliar o diálogo para uma escuta ativa aos povos indígenas e ampliar a parceria para melhorar o acesso dessas comunidades aos programas federais.

Durante os dois dias de plenária, foram compartilhadas experiências sobre o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), a questão do transporte escolar nas aldeias, abordagem do livro didático, entre outros assuntos importantes para garantir educação com qualidade nas escolas indígenas.

O PDDE é um programa do Ministério da Educação que tem como objetivo prestar assistência financeira às escolas públicas, visando à melhoria da infraestrutura física e pedagógica, bem como à promoção de ações que contribuam para a elevação dos índices de desempenho escolar.

A técnica do FNDE, Larissa Lanza, destacou a importância do encontro foi bastante positivo. “Estamos em um momento muito favorável para as políticas públicas que têm incidência nas terras indígenas. Há um esforço nas instituições para que a pauta dos povos indígenas seja considerada. As diretrizes curriculares nacionais da Educação indígena estabelecem o regime de colaboração e de respeito as especificidades destes povos. Porém, é preciso ouvir suas demandadas, e neste sentido este evento é muito positivo”, Afirmou.

Os diretores e professores compartilharam suas experiências e destacando o acesso às escolas indígenas, a gestão transparente dos recursos, o envolvimento da comunidade escolar e a valorização da cultura e da língua indígena no processo educacional. Além disso, a plenária abordou a questão do transporte escolar nas aldeias, um desafio enfrentado pelas comunidades indígenas.

O técnico do setor indígena da URE, Professor Carlos Viana, destacou que tanto o PDDE como o transporte escolar para as escolas indígenas são fundamentais. “Este evento reforça a importância de políticas públicas efetivas e da participação ativa das comunidades indígenas, que podem e devem utilizar os programas aqui discutidos”, ressaltou.

A troca de conhecimentos e experiências entre os participantes, durante o evento, fortaleceu a rede de colaboração e contribuiu para o aprimoramento das práticas educacionais nas escolas indígenas do Maranhão, além de promover a inclusão e o fortalecimento da educação indígena, por meio do diálogo e da valorização da diversidade cultural. Também participou do evento a professora Karitânia Araujo, do setor indígena da URE.

 

Fonte: Seduc
23/05/2023
Fotos: Divulgação
Texto: Carlos Leen

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI