16/06/2023 8:54 am

Governo inicia série de webinários para capacitar gestores em apoio às experiências da COM-VIDA

O Governo do Estado do Maranhão, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), através da Coordenação Ambiental/ASSESP-Gab/Seduc e Supervisão de Modalidades e Diversidades Educacionais (SUPMODE/SUGEDA/SAGEA/Seduc), iniciou a série de Webinários de Apoio aos gestores das escolas piloto da rede estadual, escolhidas para apoiar as experiências de aprimoramento e monitoramento da COM-VIDA (Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola), em cada modalidade. 

O webnário foi realizado com os gestores das escolas indígenas CEEI Januária, CEEI Rubiacea, CEE Joaquim Providência, CEEI General Bandeira de Melo, UIEEI Turizinho, que apoiarão a institucionalização da COM-VIDA, oficializada pela Portaria Seduc N⁰ 128/2023. 

Os gestores participarão da construção dos momentos formativos voltados aos professores indígenas, sugerindo temáticas, conteúdos e metodologias para o trabalho da COM-VIDA, a partir de cada território, da organização política, cultural e modos de vida próprios dosestudantes de cada povo e questões socioambientais locais, que afetam o Bem Viver e o território.

Participaram do webinário: o Assessor Especial do Gabinete, Profº. Odair José Neves; representantes da Supervisão de Modalidades, ligada à Secretaria de Gestão do Desenvolvimento da Aprendizagem e do Ensino (SAGEA); e os gestores das escolas indígenas que estão participando da etapa inicial de implementação da COM-VIDA nas Unidades Regionais de Educação, por meio do Núcleo de Educação Ambiental.

O professor Odair abriu o diálogo observando a importância da temática no contexto atual da educação nacional e internacional e como a educação indígena é parceira estruturante na formulação e condução de políticas para a educação ambiental.

Durante a exposição, a coordenadora de educação ambiental da Seduc, profª. Viviane Vazzi, apresentou importantes aspectos da ação da COM-VIDA. “Os povos nos ensinam sobre o quanto a natureza não se separa de nossos corpos, territórios, identidades e, no caso deles, do seu modo de viver, sentir e pensar o mundo, em todos os níveis. Já faziam ‘educação ambiental’, a partir da sacralização das vidas, de sua existência, muito antes desta dimensão educativa receber esse nome. Por necessidade de defesa de suas vidas e territórios, têm realizado práticas próprias de educação ambiental escolar”, ressaltou Viviane.

Viviane Vazzi também destacou outros aspectos importantes sobre abordagem socioambiental. “A ideia é que a COM-VIDA, como comissão permanente de protagonismo juvenil nas escolas, venha a fortalecer tais práticas já realizadas pelos povos, e que ajude a expandir as transversalidades da abordagem socioambiental, como ocorre na TI Pindaré, relacionadas à formação de seus guerreiros e guardiões da floresta”, finalizou.

Com a ação direta desses gestores, a Seduc trabalha para progressivamente universalizar a COM-VIDA em toda a rede de ensino, com respeito à particularidade, calendários necessidades formativas e cargas-horárias das escolas de cada modalidade. As escolas piloto da educação escolar indígenas vão contribuir para a criação de materiais pedagógicos, aprimoramento da experiência e apoio a outras escolas do seu entorno, práticas e projetos, ementas de disciplinas eletivas, incrementos ao currículo e outras dinâmicas que ajudem a COM-VIDA a se fixar como instância permanente na construção de escolas sustentáveis.

O gestor da escola CEEI General Bandeira de Melo, Ricardo Kutokre, falou sobre a importância da ação e da alegria que as comunidades têm em participar ativamente de toda a implementação do projeto. 

“Nosso ambiente tem sofrido há muito tempo e a escola também tem sofrido pelos tempos difíceis nas últimas décadas. Essa ação da COM-VIDA é necessária para a nossa comunidade que tem ainda baixa escolaridade, para nos incentivar por meio dessas capacitações a crescerem todas as áreas, inclusive em língua portuguesa, por meio do meio ambiente”, expressou Ricardo Kutokre.

Novos Encontros

Nas próximas semanas, serão realizados novos webinários com os gestores das escolas piloto da Educação no Campo, Quilombola, EJA e Rede Integral. O próximo webinário será realizado no dia 23 de junho, pela Coordenação de Educação Ambiental e pela Supervisão dos Centros de Educação em Tempo Integral (SUPCETI), com a participação de gestores pedagógicos das escolas piloto e professores coordenadores da COM-VIDA e disciplinas eletivas relacionadas com Educação Ambiental.

 

Fonte: Seduc
16/06/2023

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