13/04/2018 5:25 pm

“A escola digna e o poço nos deram a maior alegria que já tivemos”, diz morada de São Raimundo do Doca Bezerra

Dona Maria Antônia Silva Chagas chegou ao povoado Centro do Chiquinho, no município de São Raimundo do Doca Bezerra, aos 7 anos de idade. Hoje, aos 56 anos, ela viu se concretizar o sonho de ter uma escola para os netos e a água em casa. “Se eu morrer hoje, vou feliz porque meus netos e bisnetos têm onde estudar e água para tomar banho e beber. Só tenho a agradecer porque tivemos o privilégio desse benefício tão grande”, revelou com os olhos marejados.

Nove netos de dona Maria Antônia estudarão na escola digna, como é o caso de Lucas Santos Chaves Araújo, que contou como era o antigo barraco de taipa que frequentava. “Uma vez a janela caiu na cabeça do colega. A água fedia muito. Quando chovia molhava nossos cadernos”, relatou. “Agora a gente tem uma escola dessas. Aqui vou realizar meu sonho de ser doutor”, arrematou.

A Escola Municipal São Raimundo foi construída pelo Programa Escola Digna com investimento da ordem de R$ 388.595,87 e entregue totalmente equipada, com duas salas de aula, pátio, banheiros acessíveis e cozinha montada para preparar a alimentação dos estudantes.

Fachada da nova Escola Municipal São Raimundo, em São Raimundo do Doca Bezerra

“Eu fazia o lanche em casa e trazia para cá num garrafão para os meninos. Hoje, vendo uma cozinha com freezer, geladeira, fogão e as panelas, me sinto orgulhosa de ver tudo aqui”, ressaltou Marileide Ribeiro Pinto, merendeira da escola.

A localidade também recebeu um poço que fará o abastecimento de água da escola e de 14 residências. “A gente comprava água. Era uma dificuldade tamanha. Agora tenho água dentro de casa. Uma felicidade para a minha família”, comentou dona Maria Antônia.

“O governador Flávio Dino fez um compromisso com a melhoria da qualidade de vida do povo do Maranhão. Só nesta semana foram oito equipamentos educacionais entregues em diferentes regiões do estado. É um volume de obras que nunca houve antes no Maranhão. E o trabalho continua nas próximas semanas com mais entregas”, enfatizou o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.

Mais IDH

São Raimundo do Doca Bezerra é um dos 30 municípios incluídos no Plano Mais IDH, que visa combater a pobreza e desigualdade social, revertendo indicadores sociais. Além da Escola Digna, o município conta com ações da Jornada de Alfabetização ‘Sim, eu Posso!’, Programa de regularização do Fluxo Escolar (Avança), ações de fortalecimento da Agricultura Familiar, construção de casas, dentre outras ações.

“Este é mais um dos presentes do governador Flávio Dino ao nosso município. Um sonho realizado. A escola agora é um espaço adequado para os alunos e professores”, destacou o prefeito da cidade, Seliton Miranda de Melo.

Fonte: Seduc
Foto: Lauro Vasconcelos