4/03/2018 8:00 am

“A palavra é gratidão”, dizem estudantes e professores de Escola Digna inaugurada Davinópolis

08701_gov_comunidade_2_5950375861887242745

“Eu estudava na escola do município, mas, passava aqui todos os dias e via a triste realidade, como era precária e muito ruim essa escola. Eu pensava: eu não quero estudar nessa escola. Mas, quando ela começou a ser reformada, eu me matriculei. E agora, sou aluno de uma Escola Digna. Eu sinto orgulho em dizer que faço parte dessa história. Obrigado ao governador por uma obra tão grandiosa”. Disse Douglas Marques, um dos 700 estudantes beneficiados com a reforma do Centro de Ensino Francisco Alves II, escola da rede estadual de ensino, na cidade de Davinópolis, no Sul do Maranhão, entregue na última sexta-feira (02) pelo governador Flavio Dino, à comunidade escolar.

A obra executada por meio de parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Secretaria de Infraestrutura (Sinfra) faz parte de um amplo programa de reestruturação da educação do Maranhão, chamado de Escola Digna. E recebeu investimento na ordem de R$ 876 mil, transformando a escola em um espaço digno e acolhedor.

A reforma geral da escola contemplou: a troca do telhado, piso, portas e janelas; renovação de instalações hidráulica e elétrica, reboco e pintura das paredes; instalações de aparelhos de ar condicionado nas salas de aula, e de novos quadros. Os banheiros, todos reconstruídos e adaptados para estudantes com deficiência, ganharam louças novas. A escola, agora, conta com uma sala para instalação do laboratório de ciência e um auditório, além da área de vivência que foi totalmente revitalizada, inclusive com projeto de jardinagem executado pelos alunos juntamente com a professora de Biologia da escola.

No pacote de benefícios, a escola recebeu, ainda, uma subestação de energia elétrica, que será instalado ainda este mês. Além de bebedouro e 200 conjuntos de carteiras.

A comunidade de Davinópolis fez uma recepção calorosa ao governador Flávio Dino, que retribuiu com palavras de gratidão. A Banda de Música do Município fez uma bela apresentação.

Durante a solenidade de inauguração que contou com a presença de deputados federais e estaduais, do prefeito de Davinópolis, Ivanildo Paiva, além de outros prefeitos da região, lideranças políticas e comunitárias, o governador Flávio Dino falou da transformação que está sendo realizada na educação do Maranhão.

“Cada escola inaugurada representa fé e esperança para o Maranhão. Quem planta boas sementes, colhe bons frutos. Nós estamos plantando o melhor, que é a semente da educação com Escolas Dignas sendo construídas, reconstruídas e reformadas em todo o estado. Hoje, foram duas escolas, e na semana que vem tem mais. O programa Escola Digna é o caminho para mudar o Maranhão. A educação é o caminho para mudar a vida das pessoas”, destacou o governador Flávio Dino.

“Em Goiás tem um jornal que tem uma coluna que se chama ‘O Bom Exemplo e O Mau Exemplo’. Está lá no jornal de Goiás, como está no jornal O Globo. Como mau exemplo: os políticos que desviam recursos públicos. Está lá como bom exemplo: o governo do Maranhão que investe na educação. É isso que está sendo  reconhecido nacionalmente”, concluiu o governador.

Um clima de contentamento, gratidão e orgulho tomou conta de estudantes, pais, professores, gestores e funcionários da escola, que agora estão com a autoestima nas alturas.

“A palavra é gratidão! Ele é o primeiro governador que olhou para o Centro de Ensino Francisco Alves II, que coloca os pés na nossa escola, que estava abandonada, esquecida. Hoje temos uma nova escola, uma Escola Digna de verdade! E nós estamos gratos e felizes por essa obra que vai ajudar a transformar o nosso trabalho com nossos alunos”, disse Alice Xavier, gestora geral da escola.

“Eu fui aluno, professor e hoje sou pai de uma aluna desta escola. O que sinto é pura gratidão e satisfação. Hoje nossos filhos têm uma escola bonita, estruturada e com plenas condições para o ensino e a aprendizagem. Eu só quero dizer ao governador: muito obrigada pela sua determinação”, disse emocionado Paulo Ludugero, pai de aluna, ex-estudante e ex-professor da escola.

“A maior diferença que eu vejo, além da estrutura, é a climatização. Quando eu estudava aqui, em 2016, só minha sala tinha um aparelho de ar condicionado, que nem podia ligar por conta da energia. De manhã era um calor, à tarde era pior ainda. Agora tá tudo climatizado”, destacou Verônica Santos, ex-aluna da escola.

“Eu só não digo que gostaria de estar aqui, porque, agora eu estou na UemaSul construindo meu futuro, é claro”, concluiu Verônica, cheia de entusiasmo.

A unidade foi contemplada ainda com dois kits esportivos, totalizando 204 itens para a prática de modalidades diversas.

“O governo do estado apresenta à sociedade maranhense mais uma Escola Digna, uma escola totalmente reformada, um benefício que há muitos anos a comunidade esperava e sonhava. Isso representa o compromisso e a determinação do governo em garantir para os maranhenses uma educação de qualidade”, destacou a secretária adjunta das Unidades Regionais de Educação, Rosejany Paula.

“A reforma da escola era um sonho antigo da comunidade de Davinópolis. E graças a Deus esse sonho virou realidade. Temos certeza que esta reforma mexe na autoestima dessa comunidade escolar, mexe na qualidade do trabalho em sala de aula, daqui para frente”, disse Orleane de Santana, gestora da Unidade Regional de Imperatriz.

A Escola

O Centro de Ensino Francisco Alves II foi construído em 1986. É a primeira e única escola da rede estadual de ensino, no município de Davinópolis. Hoje, a escola atende a 700 estudantes nas três séries do Ensino Médio nos três turnos.

A professora Maria de Fátima dos Santos, está na escola desde a inauguração, em 1986. Nunca viu a escola tão bonita e com a estrutura que tem hoje. “Nem quando foi construída, ela ficou tão bonita. Pela primeira vez nós, alunos e professores, temos uma escola de qualidade, equipada e preparada para com estrutura e recursos pedagógicos, que nem isso a gente podia usar antes, porque, se ligasse um equipamento, a energia caía”, disse a professora Maria de Fátima.

Dona Maria Gomes é merendeira na escola há 23 anos. Pela primeira vez viu o seu ambiente de trabalho transformado para melhor. A cozinha onde prepara a refeição dos alunos, agora, tem outra imagem. “Era muito ruim. Mas, agora, está bom demais. Era o que todo mundo aqui queria e sonhava. Agora está tendo”, disse a merendeira.

 

Fonte: Seduc
Fotos: Lauro Vasconcelos
04/03/2018

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI