19/02/2024 5:31 pm

Acolhida a estudantes, pais e professores marca volta às aulas nas escolas da rede estadual de ensino

Nesta segunda-feira (19), a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) deu início ao ano letivo de 2024 nas escolas da Rede Pública Estadual. Na maioria das escolas estudantes, professores e pais foram recebidos com a tradicional acolhida, um momento importante para que todos fortaleçam ainda mais os vínculos com o ambiente escolar.

“Vamos fazer da nossa sala de aula um ambiente ainda mais inspirador, um ambiente ético. Que possamos ajudar todos vocês, estudantes da rede pública estadual, a se tornarem pessoas cada vez melhores. À toda comunidade escolar, o meu mais caloroso abraço e agradecimento. Obrigado, pais, por compartilhar um pouco da vida dos filhos de vocês conosco. Vamos com tudo para esse ano letivo”, destacou o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.

Bruno Garcia, que é pai da pequena Maria Joana Rocha Aguiar, aluna do Centro Integral de Educação Infantil – Creche da Liberdade, conta que ficou feliz com a receptividade proporcionada pela escola a sua filha.

“Eu, particularmente, estou gostando demais do primeiro contato da minha filha com a escola, pois percebo que ela está bem segura, alegre e confiante.  Estou gostando demais da escola e também feliz por vivenciar a minha primeira experiência como pai de aluno”, expressou.

Cerca de 1.300 espaços escolares da rede pública estadual receberão mais de 300 mil estudantes, para uma jornada rumo ao ensino e à aprendizagem. Os estudantes estão matriculados em espaços escolares nos 217 municípios do estado e organizados institucionalmente em 19 Unidades Regionais de Educação (URE).

A gestora da Creche da Liberdade, Marcia porto, falou de sua alegria ao receber as crianças na escola. “Para nós, é motivo de muita felicidade porque a instituição só tem razão de ser se os bebês e as crianças estiverem aqui. Estávamos aguardando muito esse momento. Foi um mês de muito planejamento, organização e estamos muito felizes, com muitas expectativas de que teremos um ano letivo exitoso”, proferiu

Zélia Mota, professora da Creche da Liberdade, ressaltou a importância do acolhimento para fortalecer o vínculo escolar.  “Inicialmente, preparamos um momento de acolhida, onde as crianças possam se sentir realmente interessadas em tudo que nós propomos, com espaços diversificados, respeitando a infância, que é um momento de fundamental importância na vida dela. Nós esperamos que todas saiam realmente se sentindo acolhidas nesse primeiro momento”, expressou.

No Cejol, a comunidade escolar foi recebida de forma calorosa. A estudante Maria Eduarda, que é presidente do Clube de Protagonismo da escola, falou de sua emoção ao receber os novos estudantes.

“É extremamente importante para mim todo esse acolhimento e é muito gratificante estar aqui. O ano passado eu fui acolhida e hoje estou tendo a oportunidade de acolher os novos alunos e proporcionar a eles uma experiência tão boa como a que eu tive nos dias de acolhimento. Quero trazer a eles um pouco desse amor que tenho pela escola e que futuramente se tornará uma família para todos eles”, exprimiu.

“Estamos iniciando mais um ano letivo, cheio de expectativa, com novas pessoas que estão chegando, novos planejamentos. Tenho certeza de que serão momentos inesquecíveis para os estudantes, assim como serão para os professores. Cada ano que passa, são novos desafios e novas habilidades que a gente vai adquirindo e aprendendo com os alunos. Eles protagonistas de suas próprias histórias, e a gente dando sequência a esse barco e a essa grande navegação que é o conhecimento”, emitiu o Samuel Viegas, professor de Arte.

Guia do Estudante

A Secretaria de Estado da Educação tem novidade para os estudantes do 1º ano do Ensino Médio. Trata-se do Guia do Estudante, com o objetivo de auxiliá-los a entender melhor a arquitetura curricular do nosso estado e conhecer o percurso formativo que irão traçar ao longo dos 3 anos do Ensino Médio, nas escolas da rede.

O Guia aborda pontos como: a Formação Geral Básica; Parte Diversificada do currículo; Sistema de avaliação; Protagonismo Estudantil; Programas como “Mais grêmio” e “Mais Estágios” e acena para uma novidade aos estudantes: o Programa “Pé de Meia” do governo federal.

Cerca de 61.000 estudantes ingressarão no Ensino Médio da Rede em 2024 e acessarão esse documento de linguagem acessível, inclusiva e engajadora que visa facilitar a conexão do estudante com o nível de ensino e o sentimento de pertencimento escolar. A entrega do Guia do Estudante do Ensino Médio reforça mais um compromisso desta Secretaria com o aprendizado significativo dos nossos estudantes.

Acesse as redes da Seduc e obtenha mais informações.

Fotos: Karlos Geromy
19/02/2024