18/04/2018 9:58 pm

Alunos do CE Almirante Tamandaré realizam visita técnica ao Porto do Itaqui

09758_2o8a3989_1952165435951699010

Na manhã desta quarta-feira (18), alunos do Centro de Ensino (C.E.) Almirante Tamandaré realizaram uma visita à Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), localizada no Porto do Itaqui.

A iniciativa é uma parceria firmada entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) com a EMAP para visitação de estudantes dos 11 Centros de Educação Integral, da Regional de Educação de São Luís, com o intuito de aproximar a comunidade escolar para conhecer as instalações e serviços desenvolvidos pela EMAP, organização que tanto contribui para o desenvolvimento do Maranhão.

A proposta faz parte das atividades da disciplina eletiva ‘Projeto de vida’, em que os estudantes são oportunizados a vivenciar diversas atividades profissionais e, dessa forma, recebem informações que possam auxiliar quanto à sua escolha para o mercado de trabalho.

A visita, que contou com a presença do subsecretário de Educação, Danilo Moreira, e do secretário adjunto de Programas e Projetos Especiais, Ismael Cardoso, teve diversos momentos de conversas e trocas de experiências e apresentações de oportunidades e opções de carreiras, que podem ser desenvolvidas em uma estrutura tão importante para o crescimento do Maranhão. Os momentos de interação incluíram: palestra de apresentação do Porto do Itaqui, animado bate papo de boas-vindas com o presidente da EMAP, Ted Lago, e uma visita guiada a área primária dos navios que estão atracados no porto.

O presidente da EMAP, Ted Lago, enalteceu a parceria firmada com a Seduc e destacou o projeto de escolas em tempo integral desenvolvido pelo Governo do Estado e a importância da promoção de uma educação de qualidade para os jovens maranhenses.

“O governador Flávio Dino entendeu muito bem quando criou esse projeto de escolas em tempo integral, exatamente entendendo que a educação é um dos principais pilares para o desenvolvimento do estado. Claro que temos o Porto do Itaqui, mas apesar de todas as máquinas, equipamentos, são as pessoas que promovem esse desenvolvimento”, disse o presidente.

Ted Lago lembrou ainda que são esses jovens, que hoje recebem uma educação de qualidade, que serão os responsáveis por continuar essa revolução educacional que tem passado o estado do Maranhão. “Pessoas bem capacitadas, com uma boa formação acadêmica, é disso que o Maranhão precisa e tem sido oportunizado pelo Governo do Estado. Para nós da EMAP é motivo de muito orgulho fazer parte desse momento e isso, com certeza, vamos levar e mostrar para os países que nos visitam regularmente, mostrando essa transformação na educação que o Maranhão está vivendo”, declarou Ted Lago.

Para a estudante Natali Josely Pereira de Carvalho, do 2º ano do Ensino Médio do CE Almirante Tamandaré, que pretende seguir a carreira de Engenharia Química, essa iniciativa de aproximar os estudantes da rotina de grandes organizações é de grande importância para o desenvolvimento de suas vidas acadêmicas. Além de auxiliar na eletiva de ‘Projeto de vida’ já que oportuniza a vivência, o conhecimento e a sabedoria de trabalho e vida.

“Creio que a nossa vinda aqui hoje vai trazer uma coisa muito boa para o nosso conhecimento, até mesmo para a nossa cultura, saber um pouquinho sobre a nossa economia, como funciona o porto também. Essa visita fortaleceu a minha paixão pela profissão de engenharia química e isso vai me incentivar mais ainda em ter como objetivo um foco maior em me formar nessa área”, relatou Natali.

Texto: Letícia Pinheiro
Foto: EMAP