27/02/2024 11:11 am

Após Maranhão conquistar mais de 400 medalhas na edição 2023, Concurso Internacional Canguru de Matemática Brasil 2024 abre inscrições

Mais de 13 mil estudantes de escolas públicas do Maranhão participantes e mais de 400 medalhistas maranhenses. Estes são alguns dos números impressionantes conquistados pela Educação do Maranhão na edição 2023 do Concurso Internacional Canguru de Matemática Brasil. Para 2024, a seleção, que é organizada pela UpMat Educacional, está em sua 16ª edição, com inscrições abertas até o dia 15 de março, para escolas públicas e privadas.

Global, o evento promove, desde 2009, uma mudança de olhar dos brasileiros sobre a Matemática, ao discutir a aplicação dos conceitos matemáticos e do raciocínio lógico no dia a dia e nas profissões modernas, por meio da competição.

Em 2023, o concurso registrou 938 mil estudantes brasileiros de mais de 4.500 mil escolas – sendo 33% públicas, levando o Brasil a conquistar mais de 98.500 medalhas. A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) participou ativamente da edição – somente no Maranhão, foram mais de 80 escolas participantes, entre estaduais e municipais.

Para o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, o Concurso Internacional Canguru de Matemática Brasil é uma seleção importante, que incentiva os estudantes a colocarem seus conhecimentos matemáticos em prática e também a melhorar os índices de ensino e aprendizado.

“No ano passado, o Maranhão brilhou no Concurso Canguru de Matemática: foram 13.300 estudantes de escolas públicas do estado, com 435 medalhistas e 81 escolas públicas maranhenses participantes. Números que muito nos emocionam, e demonstram, também, que estamos no caminho certo, impulsionando nossos alunos a dialogarem mais com seus professores sobre a disciplina, tirando suas dúvidas e superando seus medos. Assim, todos nós abraçamos a Matemática de forma mais divertida e desafiadora”, destacou Felipe Camarão.

A prova é aplicada em todo o mundo, simultaneamente, no Dia do Canguru – comemorado na terceira quinta-feira do mês de março: nesta 16ª edição, ocorrerá no dia 21 de março, realizada tanto de forma presencial quanto on-line, com desafios aos participantes com questões de raciocínio lógico, resolução de problemas e contextualização do uso da disciplina no dia a dia.

Como requisito para inscrição, poderão participar alunos do 3º Ano do Ensino Fundamental I até a 3ª Série do Ensino Médio, matriculados regularmente. As escolas são as responsáveis pelas inscrições dos alunos.

Os valores de inscrição variam entre R$ 99,00 (para escolas públicas) e R$ 198,00 (para escolas particulares) – o valor é correspondente à cada escola inscrita, independentemente do número de alunos participantes. O cadastro deve ser feito pela escola – inscrições aqui: https://www.cangurudematematicabrasil.com.br/.

Canguru de Matemática no Brasil

O Concurso Canguru tem se posicionado como uma das principais iniciativas de divulgação da Matemática no Brasil. No país desde 2009, para a 16ª edição, em 2024, estima-se a participação de 1,2 milhão de crianças e jovens representando o país, inscritos por mais de 8 mil escolas.

Além de disseminar a Matemática como disciplina essencial para o cotidiano, a prova anual tem o objetivo de promover a melhoria do ensino e da aprendizagem nas escolas.

Desde 2018, é organizado e aplicado pela UpMat Educacional, representante da Association Kangourou Sans Frontières no Brasil, uma comunidade internacional formada por mais de 95 países.