14/07/2019 12:07 pm

Articuladores regionais participam da 1ª Formação do Pacto Estadual pela Aprendizagem

Com o objetivo de iniciar a rede de conhecimento e planejamento das ações para o Pacto Estadual Pela Aprendizagem, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizou durante quatro dias a 1ª Formação para Articuladores Regionais. O encontro que aconteceu de terça-feira (09) a sexta-feira (12) contou com a participação do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e de 28 articuladores e gestores representando os 215 municípios maranhenses que aderiram ao Pacto.

“Essa atividade que estamos fazendo é de planejamento com o UNICEF, que é o nosso parceiro internacional, e irá trabalhar conosco ao longo desses anos. Esta também é uma reunião de planejamento com as equipes regionais, e eles tiveram a oportunidade de mergulhar um pouco na pauta que será tratada em 2019 que é ‘Buscativa’ e ‘Indicadores de qualidade’”, afirmou o superintendente de Planejamento da Rede e de Regime de Colaboração da Seduc, João Paulo Mendes de Lima.

Nos dois primeiros dias, representantes da UNICEF preparam uma formação sobre dois temas: “A buscativa escolar”, que é trazer os estudantes que estão fora da sala de aula e “Indicadores de qualidade da Educação Infantil e Ensino Fundamental”.

“Nós estamos com uma expectativa muito grande, esse trabalho vem em um momento muito importante para o estado do Maranhão. Considero que a formação tem sido bem rica, bem interessante, e vai nos ajudar para colaborar de forma bem significativa em nossos municípios. O processo de inclusão foi algo mais importante que vi nesses dias, a partir do projeto da Escola Digna quanto ao UNICEF, incluir os alunos e trazê-los para a escola, isso me chamou muito a atenção”, ressaltou Raimunda Maria Barbosa de Sá, supervisora escolar de Imperatriz.

Os últimos dois dias da Formação foram dedicados ao planejamento da pauta e elaboração de instrumentos de monitoramento e acompanhamento das ações. Os 28 articuladores formados terão a tarefa de iniciar a mobilização nos municípios, para cadastrar os novos formadores e no segundo semestre iniciar as atividades de formação.

“O Pacto pela Aprendizagem vem fortalecer as relações entre os municípios maranhenses e para a nossa regional de Açailândia vai gerar indicadores, o aumento do índice de desenvolvimento da educação dos nossos municípios, e a gente percebe que existem parceiros importantes nessa ação. Mecanismos que vem para fortalecer e esse é um momento oportuno e com certeza vai mudar o futuro das nossas crianças. Chegando na regional nós vamos fazer a formação com os articuladores municipais e aí nós vamos prever o calendário de formações e tudo isso para a melhoria do ensino e da aprendizagem em cada município”, disse o João Bosco, gestor da regional de Açailândia.

O processo formativo é realizado em Rede e consiste na Rede Estadual formar as equipes das regionais e dois técnicos de cada um dos 215 municípios participantes, já esses formados são os formadores em âmbito municipal passando assim o conhecimento para gestores e professores. Será realizado ainda no segundo semestre de 2019, o 1º Seminário com os dois representantes de cada cidade.

Texto: Nayara Vieira
Fotos: Lauro Vasconcelos