17/11/2017 5:55 pm

Atenção: provas do Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos serão neste domingo (19)

No próximo domingo (19), milhares de estudantes maranhenses participarão das provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), exame para quem quer o certificado de conclusão do ensino fundamental e médio. No Maranhão, as provas serão realizadas em São Luís, Açailândia, Balsas, Barra do Corda, Caxias, Imperatriz, Pinheiro, Santa Inês e Timon.

Este ano, com as mudanças no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), o ENCCEJA volta a ser usado como meio de certificação, também, para o Ensino Médio, de jovens que tenham no mínimo 18 anos completos até a data da prova. Também continua como meio de certificação de conclusão do Ensino Fundamental, para quem tem no mínimo 15 anos completos até a data de realização das provas.

Para o Ensino Fundamental, serão aplicadas provas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, Matemática, Redação, Ciências Naturais, História e Geografia. Já no caso do Ensino Médio, serão aplicadas provas de: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Redação; Matemática e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Essas áreas do conhecimento foram estabelecidas a partir do currículo da Base Nacional Comum, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s).

A participação no Encceja é voluntária e gratuita, destinada aos jovens e adultos residentes no Brasil e no Exterior, inclusive às pessoas privadas de liberdade, que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada. A prova será aplicada em todo o país e o diploma é validado pelas Secretarias de Educação de cada estado.

Saiba mais.

Fonte: Seduc

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI