11/10/2017 4:49 pm

“Com o App criado pelo governo a gente pode acompanhar o recurso que entra na escola e a forma que é aplicado”, diz estudante

foto 1

Os estudantes da rede pública estadual que já baixaram o aplicativo Minha EscolApp, lançado na segunda-feira (9) pelo governo do Maranhão, aprovaram a ferramenta que oportuniza o acesso a informações da escola e o registro de opiniões e sugestões junto à Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Para o estudante Eliezer Henrique da Silva Sousa, presidente do grêmio interino do CE Bernardo Coelho de Almeida e Jovem Parlamentar Brasileiro 2017, o mais interessante no aplicativo é obter dados referentes aos recursos recebidos pela escola. “É uma área que eu acho ‘super’ interessante, a gente saber como o gestor está investindo a verba repassada pelo Governo do Estado, quanto quem, como que vem e onde ela é aplicada”, explicou.

05251_governador_flavio_dino_no_lancamento_do_minha_escolapp_4_5359137265258113185-1024x678Um dos objetivos do App é fortalecer a transparência e a gestão democrática nas escolas. “Estamos deslocando o poder das nossas mãos e colocando nas mãos da comunidade escolar, isso se chama democratização”, afirmou o governador Flávio Dino.

“Eu poderia ter escolhido 1.200 gestores, que era um poder que a lei me dava. Mudamos a lei para colocar o poder nas mãos daquelas pessoas que têm capacidade de exercer isso melhor, nesse caso, que são os professores, estudantes, pais e funcionários das escolas”, completou.

“O ‘Escola Digna’ vai além da melhoria da rede física escolar, tralhando também eixos fundamentais, que vão desde a formação de docentes a investimentos na gestão educacional, e o aplicativo é uma ação desses eixos, porque possibilita a democratização, a transparência e fortalece o relacionamento do governo com os estudantes”, destacou o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.

Pelo ‘Minha EscolApp’, os estudantes poderão acompanhar de perto informações sobre sua escola, como recursos recebidos e situação da caixa escolar, corpo docente, informações sobre a gestão escolar, horários de aulas, notas, além de dar sua opinião sobre em alguns aspectos da escola, como infraestrutura, pedagógico, merenda escolar, entre outros, por meio de avaliação feita pelo aplicativo.

O App é gratuito e está disponível para aparelhos smartphone com sistema operacional Android.

foto 2

Conheça o Minha EscolApp

Escola – Neste ambiente, o estudante conhece os responsáveis pela gestão de sua escola e fica por dentro de informações importantes, como os valores repassados para serem investidos em merenda e no bom funcionamento escolar. Além de ficar ciente se a gestão de sua escola mantém o caixa escolar em dias, com a prestação de contas.

Aulas da Semana – Aqui o estudante terá à mão seu horário de aulas assim como o nome dos professores responsáveis. Qualquer dúvida com relação ao professor, o estudante poderá procurar imediatamente a Gestão escolar ou a Seduc, de forma rápida e segura, por meio do aplicativo.

Notas – Neste ambiente, o estudante acompanha o seu desempenho em cada disciplina, que devem ser lançadas pelo professor a cada período. O lançamento no prazo é muito importante para que o estudante planeje melhor seus estudos e para a Seduc acompanhar e melhorar cotidianamente a qualidade da Educação em cada Escola e sala de aula.

Avalie sua Escola – Aqui, o estudante tem a possibilidade de passar diretamente para a Seduc sua opinião geral sobre itens importantes para o bom funcionamento da sua Escola, como merenda, infraestrutura, gestão escolar e professores.

Notificações – Aqui será um dos canais diretos de comunicação entre a Seduc e os estudantes. Neste ambiente, os estudantes visualizarão notícias e avisos importantes para sua vida acadêmica.

Sua Opinião – Nesta área, o estudante poderá a detalhar sua opinião sobre a Escola e poderá ficar à vontade para elogiar, sugerir ou criticar. E tem mais: o menu possibilita, ainda, o envio de imagens, caso o estudante queira fundamentar sua opinião desta forma.

Sobre – Esta área é destinada para dúvidas técnicas sobre o aplicativo. Os desenvolvedores estarão disponíveis pra atendê-lo.

Fonte: Seduc
Fotos/Lauro Vasconcelos

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI