26/03/2017 2:16 pm

Comitê do Ideb se reúne para analisar planejamento e ações para melhoria dos indicadores educacionais na rede estadual

2017-03-25-PHOTO-00000327 (1)

Comitê Mais Ideb avalia indicadores educacionais e as ações em andamento para melhoria da qualidade da educação

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizou, neste sábado (25), a I Reunião de Trabalho do Comitê do Ideb, que é formado pelo Secretário de Estado de Educação, Felipe Camarão, pelos Secretários Adjuntos, o Subsecretário de Educação Danilo Oliveira, e técnicos da Secretaria Estadual de Educação (Seduc).

O comitê tem a função de planejar, executar e acompanhar as ações estratégicas do Governo do Maranhão para elevar os indicadores educacionais do estado. Também irá coordenar as ações formação de educadores, a preparação dos alunos para as provas do SAEB e ENEM, entre outras ações.

“Este será um comitê de assessoria, consultoria e também executor das ações. Vai assessorar e propor, ao governo, soluções visando a melhoria dos indicadores educacionais. E depois que as ações forem aprovadas pelo governador, esse comitê terá a responsabilidade de executá-las”, pontuou o Secretário Felipe Camarão.

Membros do Comitê Mais Ideb se reúnem para discutir ações

Na reunião foram discutidos o atual panorama dos indicadores educacionais, os avanços e as estratégias para execução das ações planejadas para a melhoria da qualidade da educação e consequentemente do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), e apresentadas as novas ações que serão implementadas.

O governo já tem em execução várias ações para melhoria do Ideb na rede municipal. Uma delas é assessoria técnico-pedagógica aos municípios que integram o Programa Escola Digna, notadamente aqueles com a menor taxa de escolarização, implantada desde os primeiros meses de gestão. Há um mês, foi lançado o Programa Avança, que está em 31 municípios está realizando ações de intervenção pedagógica para correção da defasagem idade-ano escolar dos alunos do Ensino Fundamental, além de outras ações em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (Ufma) e a União de Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

Com o ‘Mais Ideb’, já em execução, o governo estabeleceu um conjunto de ações  que vão desde a garantia de professor na sala de aula, com concurso público, ampliação de jornada e concursos de remoção, melhorando a gestão do corpo docente da rede; monitoramento do Censo Escolar; ações para diminuir os índices de abandono e reprovação; formação para mais de 3 mil professores de Língua Portuguesa e Matemática,  nas 19 Unidades Regionais de Educação (URE’s); acompanhamento intensivo às escolas; realização de simulados e oficinas de redação, visando elevar a proficiência, e incentivo às escolas com bom desempenho em avaliações nacionais.

Com as primeiras ações implantadas pelo Governo de Todos, o Maranhão já registrou um avanço significativo no Ideb. O estado saltou da penúltima posição no ranking do Ideb, entre os estados brasileiros, em 2013, para   19ª posição em 2015, alcançando o segundo maior crescimento (0,3) entre as redes estaduais do país. Isso representa o melhor desempenho da série histórica desde 2005, conseguindo assim reverter forte tendência de queda.

Em artigo publicado neste domingo o Secretário Felipe Camarão destacou que: “Com o ‘Mais Ideb’ já em curso, e o compromisso de um governo que, mesmo com a crise econômica do País, continua investindo em educação, somos otimistas e seguros em afirmar que o resultado será a elevação dos índices e uma educação pública de qualidade, que é o que todos os maranhenses merecem”, disse Felipe Camarão.

Fotos/Divulgação