11/12/2018 6:30 pm

Comunidade escolar da Forquilha comemora reformas de unidades escolares

13466_whatsapp_image_2018_12_11_at_15.05.18_1339884370488171191

Comunidade Escolar do CE Estado do Mato Grosso celebra entrega da escola

“Isso é um sonho, não só para mim, mas para os alunos e a comunidade. Agora eles têm uma escola digna. Vamos conservar, a reforma foi do teto ao chão e todos nós já esperávamos há quase 21 anos, e hoje no Governo do Flávio Dino, fez o nosso sonho realizado”, declarou emocionada Zinaura Bahia, gestora geral do Centro de Ensino Estado do Mato Grosso, na Forquilha, em São Luís.

A unidade escolar foi devolvida à comunidade na manhã desta terça-feira (11), completamente reformada. Fundado em 1964, o Centro de Ensino não recebia uma reforma significativa desde o ano 2000. “Nós fomos agraciados com uma reforma tão grande. Nossos estudantes vão ter mais condições de aprender, porque quando a gente tem uma estrutura boa a gente se empenha mais”, complementa Zinaura Bahia.

O CE Estado do Mato Grosso atende à comunidade da Forquilha com aulas nos Ensinos Fundamental II e Médio, nos turnos matutino e vespertino e, com a revitalização, os cerca de 546 estudantes agora contam com a climatização das 8 salas de aula, cantina, reforma dos banheiros, piso, telhado, pintura, revestimentos, forro, biblioteca, sala de professores e laboratório de informática, além de novo mobiliário.

“Com a reforma, a gente vai ter um espaço mais amplo, arejado e que vai proporcionar aos alunos condições melhores tanto na aprendizagem do xadrez, quanto das disciplinas de maneira geral que a gente tem na escola. Essa reforma, a climatização, entre outras coisas que a nossa estrutura melhorou e que o Governo trouxe para cá traz um bem enorme e uma qualidade na questão do ensino que eleva bastante, também, a aprendizagem dos nossos estudantes”, reafirma o professor de Química e coordenador do Projeto Xadrez nas Escolas, Diego Marcelo Ferreira.

Para a estudante da 2ª série do Ensino Médio, Isabele Martins, a reforma da escola trará mais conforto e garantirá espaços adequados para a melhoria do ensino aprendizado de todos os estudantes da comunidade. Ela conta que o espaço que mais a agradou foi a biblioteca climatizada, com mobiliário adequado e acervo, também, revitalizado. “É uma imensa alegria ‘pra’ gente, porque antes não tínhamos uma biblioteca tão linda quanto está agora, tão aconchegante e confortável onde poderemos apreciar mais os nossos conhecimentos”, disse.

O secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, destacou a importância parceria do Governo do Estado com a Prefeitura de São Luís, que entrega em um só dia para a população ludovicense, um Centro de Ensino e uma Unidade de Educação Básica, mostrando que essa união gera resultados positivos, notadamente na área da educação.

“Entregamos a revitalização do C. E. Estado do Mato Grosso, uma reforma completa, climatizada, e em parceria com a Prefeitura a U.E.B. que fica ao lado, também climatizada e revitalizada para dar dignidade aos nossos estudantes para que tenham aprendizagem adequada. A finalidade do Programa Escola Digna é melhorar a vida das pessoas pela educação”, afirmou.

Inauguração da UEB Meus Amiguinhos

A entrega da revitalização da Unidade Escolar Básica Meus Amiguinhos, beneficiará os cerca de 150 estudantes, entre 3 e 5 anos de idade, que cursam desde a creche até o Infantil II, da Educação Infantil, atendendo crianças não só da Forquilha, mas também parte da Cohab e da Maioba. Os serviços na UEB contemplaram desde a estrutura física do prédio, como: teto, forro, reforma dos banheiros, até a climatização.

“Há 23 anos estou na gestão dessa escola e era um sonho. E agora, graças a Deus, e a essa parceria do Estado com o Município ganhamos essa grande reforma. Meu sonho era esse, que um dia o ‘Meus amiguinhos’ tivesse um prédio próprio e muito bem estruturado e agora eu estou muito feliz, tanto por mim quanto pelas crianças e pelos pais”, declara a gestora Geral da UEB Meus Amiguinhos, Rosa Dutra.

“É um momento de muita alegria e, em nome do prefeito Edivaldo Holanda Junior, queremos agradecer ao secretário Felipe Camarão e ao governador Flávio Dino por ter compreendido que era importante essa parceria na medida em que fizeram a reforma completa do Mato Grosso e do Meus Amiguinhos, que é uma escola de educação infantil do município de São Luís. Nós temos uma parceria firme e muito decisiva do ponto de vista político administrativo, de forma que as coisas melhoram muito quando as mãos são dadas entre município e Estado”, ressaltou o secretário Municipal de Educação, Moacir Feitosa.

Para o pai da estudante do Infantil I, Sara Oliveira, Sr. Joaquim Oliveira, agora dá mais segurança deixar a criança na escola, já que a estrutura conta com mais conforto e espaço adequados para todos os estudantes. “Antes da reforma a escola estava muito feia, suja, cheia de goteiras para todos os lados. Agora está muito interessante, eu gostei. A escola está bonita, com ar condicionado, carteiras todas bonitas e limpas. Minha filha está feliz e eu tenho mais segurança em deixa-la aqui”, concluiu ele.

Mais fotos:

Texto: Letícia Pinheiro