19/09/2019 4:14 pm

Conselho Estadual de Educação condecora personalidades que contribuíram para educação no Maranhão

Secretário Felipe Camarão discursa na cerimônia de outorga da medalha que condecorou professores no Palácio dos Leões

Secretário Felipe Camarão discursa na cerimônia de outorga da medalha que condecorou professores no Palácio dos Leões

O Conselho Estadual de Educação do Maranhão (CEE-MA) homenageou, na quarta-feira (18), professores pelos serviços prestados à educação do Maranhão e o Programa Escolas Sustentáveis de Caxias. A cerimônia de outorga da medalha Mérito Educacional Professora Anna Maria Saldanha ocorreu no Auditório do Palácio dos Leões, com a presença do secretário de Estado de Educação, Felipe Camarão.

Criada em 2004, por meio de uma comissão formada por membros do Conselho Estadual de Educação, a medalha “Anna Maria Saldanha” é concedida a personalidades com reconhecidos trabalhos desenvolvidos na área educacional.

Durante a cerimônia, foram condecorados os professores CeliteDalprá, Claudett de Jesus Ribeiro, o reitor da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Gustavo Pereira da Costa, Luenir Moreira Flexa Ribeiro (in memoriam) e Rosane da Silva Ferreira, assessora de Educação Especial da Seduc.

Na ocasião, o secretário Felipe Camarão ressaltou a importância do trabalho realizado pelo Conselho Estadual de Educação.“O Conselho é uma casa com grande dignidade. Hoje, eu, sabendo da real dimensão do trabalho abnegado dos conselheiros e conselheiras, quero, em nome do governador Flávio Dino, em meu nome e em nome da nossa equipe de governo, registrar o meu agradecimento e parabenizar o Conselho Estadual de Educação pelos excelentes serviços prestados ao Maranhão”, expressou.

O secretário Felipe também parabenizou os homenageados. “Essa comenda foi concedida por mérito, justiça, reconhecimento e que traz com ela uma grande responsabilidade. Eu quero reconhecer, na pessoa da professora Rosane, uma das maiores e melhores especialistas em Educação Especial do Brasil, e de todos os demais homenageados, esse mérito. Meus parabéns”, completou.

Educação Inclusiva

Professora Rosane Ferreira (Seduc), uma das homenageadas pelo CEE-MA

Professora Rosane Ferreira (Seduc), uma das homenageadas pelo CEE-MA

Em 2015, na gestão do atual governador Flávio Dino, Rosane Ferreira teve a oportunidade de levar a sua competência e o seu compromisso com a educação dos estudantes da Educação Especial e, como gestora da pasta, escreveu uma nova história para assegurar direitos e reverter a exclusão de centenas de estudantes.

“Esse é um momento muito especial para todos nós que somos técnicos e professores da educação especial. Essa medalha vem coroar um trabalho de resistência frente às demandas de exclusão porque passam as pessoas com deficiência. Hoje, para mim, foi um dia de reconhecimento. Eu me sinto muito feliz por entender que o meu trabalho não está sendo em vão e não será em vão, porque hoje têm pessoas com deficiência em todas as escolas”, destacou Rosane Ferreira.

A presidente do Conselho Estadual do Maranhão (CEE-MA), Maria do Perpétuo Socorro Azevedo Carneiro, também, ressaltou a importância do trabalho da professora Rosane Ferreira realizado pela Educação Especial. “O acesso e permanência dos alunos com deficiência à escolarização é um direito constitucional, mas a garantia desse direito tem sido objeto de luta e trabalho. Nessa luta, insere-se a caminhada da professora Rosane Ferreira, subsidiada pela sua qualificação, sensibilidade e grande experiência profissional no Maranhão. Professora Rosane, ao outorgar essa medalha, o CEE Maranhão reconhece e registra o mérito do seu trabalho para a educação maranhense com foco na Educação Especial”, realçou.

Mérito Educacional

“A medalha do Mérito Educacional Professora Anna Maria Saldanha é o reconhecimento que o Conselho Estadual de Educação faz a educadores, àqueles que dedicaram a sua vida ao desenvolvimento da educação. Tem o significado de estimular e fazer com que mais pessoas continuem vivas e fortes na defesa de uma educação de qualidade, no respeito a todos os profissionais de educação, nas contribuições e nas emoções que só a educação produz”, explicou Geraldo Castro, conselheiro Estadual de Educação.

Fonte: Seduc
Fotos: Lauro Vasconcelos
Texto: Antônio Figueredo
19/09/2019

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI