5/05/2023 6:00 am

Dia Nacional da Matemática: do ensino ao aprendizado, a Educação rompe barreiras e modifica vidas

Ensinar é criar possibilidades para que o estudante adquira conhecimento. Eis aí o grande desafio dos professores! Hoje, 06 de maio, Dia Nacional da Matemática, Valderlândio de Araújo Pontes, professor do Centro Educa Mais Profº Barjonas Lobão, fala de sua experiência para quebrar o paradigma de que aprender Matemática é difícil. A data é um momento de celebração, e também de reflexão sobre o ensinar e o aprender.

Em sua tese de mestrado, o professor Valderlândio Pontes investigou, na escola em que trabalha, a influência da utilização de materiais concretos como estratégia para o ensino de Geometria Plana e Espacial.

Na pesquisa, Pontes utilizou quebra-cabeça, cubo infinito e jogos da velha em 2D e 3D, poliedros de palito de bambu, sólidos geométricos de plásticos, sólidos planificados de cartolina, celulares com lanterna, entre outros materiais.

A pesquisa confirmou a hipótese de que a utilização dos materiais contribui para despertar o interesse dos alunos pela disciplina, favorece a aprendizagem, e interfere positivamente na redução das taxas de abandono e de reprovação. “A manipulação dos materiais em sala de aula permite ao aluno maior concentração e, isso também ajuda na apreensão do conhecimento”, afirmou o professor.

Em sala de aula, Valderlândio vem utilizando materiais manipulativos com mais frequência, e ressaltou que aprender Matemática pode ser prazeroso e divertido para os estudantes.

Segundo Pontes, a aplicação da metodologia certa e a utilização dos materiais adequados no processo do ensino e da aprendizagem representam caminhos promissores para a educação.

“Eu parabenizo todos os professores de Matemática pela data representativa, a nossa luta é árdua, mas vale à apena cada instante dedicado à educação dos estudantes. Tenho convicção de que as pessoas podem aprender Matemática tranquilamente. Eu trabalho com material manipulativo, e vejo o quanto os alunos que tinham dificuldade passaram a gostar da disciplina. Eu percebo isso quando resolvo atividades de forma criativa e os alunos aplaudem”, enfatizou Pontes.

A estudante Isadora Letícia dos Santos Silva, 15 anos, revelou que encontrava dificuldades para aprender Matemática, mas depois das aulas ministradas com o auxílio de materiais concretos aumentou o seu interesse pela disciplina, e agora consegue entender os conteúdos explorados com mais facilidade.

“Eu tinha muita dificuldade em aprender Matemática realmente, mas o professor Valderlândio nos ajudou muito a entender os conteúdos. Em suas aulas, ele realiza jogos, brincadeiras, e isso é legal porque realmente nos interessamos e aprendemos. Acredito que seja o modo mais fácil de ensinar Matemática. Eu não gostava da disciplina, mas hoje acho interessante, aprendi muito rápido”, expressou.

A estudante Júlia Laisa Oliveira Santos, 14 anos, agradeceu o professor Valderlândio pela maneira criativa de ministrar as aulas e fortalecer o conhecimento dos estudantes.

“Agradeço o nosso professor por ensinar os conteúdos da disciplina de forma descontraída e envolvente. Esses ensinamentos vamos levar para toda vida”, exprimiu.

Homenagem

O Dia Nacional da Matemática foi escolhido para homenagear Malba Tahan, um grande escritor, matemático e educador brasileiro, nascido em 6 de maio de 1895, no Rio de Janeiro.

Seu verdadeiro nome era Júlio César de Mello e Sousa, e publicou 120 livros, sendo 51 voltados à Matemática. Pela forma diferenciada de escrever, vendeu mais de um milhão de livros, sendo o mais famoso “O homem que calculava”, que se tornou um best-seller e até hoje atrai as novas gerações.

Fonte: Seduc
Data: 06/05/2023
Fotos: Divulgação

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI