31/10/2018 5:28 pm

Divulgados os nomes classificados para o Programa Jovem Embaixador

12690_whatsapp_image_2018_10_31_at_15.30.31_6720492356646613081

Amanda Costa Barros (camiseta branca) entre professores e estudantes da regional de Chapadinha

Os estudantes Amanda Costa Barros, aluna do Centro de Ensino Dr. Paulo Ramos, escola da rede estadual de ensino, em Chapadinha; e Arthur Silas Sirqueira Melo, de 17 anos, aluno do Instituto Federal do Maranhão (Ifma), da cidade de Imperatriz, foram selecionados pelo Programa Jovens Embaixadores 2019, para uma jornada cultural de 3 semanas nos Estados Unidos. No total, 50 estudantes da rede pública de todo o país foram selecionados pela Embaixada Norte-Americana para participar do programa.

“Eu já havia me inscrito para o programa no ano anterior, no entanto, eu não consegui chegar até a semifinal. Apesar disso, participei do EIP (English Immersion Program) e minha mentalidade mudou totalmente. Neste ano, fui mais confiante, e consegui! Na hora, eu me senti realizada, com um peso a menos, pois sabia que tinha capacidade de passar e com uma responsabilidade a mais, por representar o meu estado e país no exterior. Acho que até agora a ficha não caiu!”, disse Amanda.

“A ficha parece que ainda não caiu. Eu acompanhei o resultado em casa. Embora soubesse que tinha possibilidades de não passar, eu mantinha a esperança, por todo o trabalho que eu desenvolvi na escola ao longo desses anos. Fiquei muito emocionado, abracei meus pais, as pessoas começaram a mandar mensagens. Foi uma atmosfera de muita celebração”, disse Arthur, cheio de empolgação.

Para serem selecionados, os estudantes tiveram que apresentar um projeto em que atuam como protagonistas voluntários de forma a causar impactos positivos em suas comunidades, seja na escola ou na cidade onde moram.

Amanda Costa Barros, conquistou a vaga por seu protagonismo como ‘Moderadora do Brainly’, um site de estudos desenvolvido na escola para troca de informações sobre tarefas escolares, especialmente nas disciplinas de Matemática, Geografia e História.

“Eu tenho dois voluntariados. Sou secretaria de comunicação e imprensa do Grêmio da minha escola. Faço projetos culturais e promovo a comunicação e união dos alunos. Além disso, sou moderadora voluntária no Brainly, que é uma plataforma de ensino colaborativo, na qual estudantes podem ajudar nas tarefas escolares dos outros”, continuou a jovem embaixadora.

Já Arthur Silas Sirqueira Melo, desenvolve um trabalho voluntário na escola dele, como ‘Diretor de Comunicação do Grêmio Estudantil’, sendo responsável pelos canais oficiais de comunicação do Grêmio com os alunos e outros departamentos.

O Arthur Silas Sirqueira Melo, de 17 anos, aluno do Instituto Federal do Maranhão (Ifma), ITZ, é Jovem Embaixador.

“No Grêmio Estudantil eu fui responsável por fazer a conexão entre os departamentos da instituição e os interesses dos alunos, informá-los das notícias, das oportunidades acadêmicas, das feiras e exposições. Aí eu percebi que a importância de lutar pelas causas dos alunos, de fazer com que a comunidade escolar tivesse um bom convívio e houvesse uma prosperidade, era algo que me movia. Eu aprendi a ser uma pessoa melhor, a lidar melhor com as pessoas, a falar em público e foi de suma importância para que eu tivesse esse desempenho na seleção”, continuou o jovem embaixador.

“A expectativa de ir para os Estados Unidos era um sonho que parecia distante, embora eu não tivesse medo de ousar. E quando eu vi a oportunidade, acreditei. E sei que a sorte é a junção de oportunidade e preparação. E quando esses dois fatores se juntam o resultado é positivo. A alegria é gigantesca, para mim e para a minha comunidade escolar, meus pais e amigos mais próximos. Será uma oportunidade enriquecedora para mim e para a minha comunidade”, concluiu Arthur.

“Eu estou cheia de expectativa. Meus dois voluntariados são relacionados a educação, pois tenho certeza, que se não for por ela, não há transformação no mundo”, concluiu Amanda.

A viagem aos Estados Unidos está programada para janeiro de 2019. Durante a primeira semana, os selecionados visitam Washington DC, capital dos Estados Unidos, a fim de conhecerem seus principais pontos turísticos e organizações dos setores público, privado e do terceiro setor. Depois, são divididos em grupos menores que viajam para estados diferentes. Lá, são hospedados por uma família americana, assistem a aulas e participam de atividades ligadas à responsabilidade social e empreendedorismo.

Durante o período que passarão na capital norte-americana, os estudantes participarão de experiências educacionais, ministrarão palestras e apresentarão aos jovens americanos algumas das características culturais brasileiras.

O programa

Criado em 2002, por iniciativa da Embaixada dos Estados Unidos, o ‘Jovens Embaixadores’ busca valorizar estudantes que sejam exemplos em suas comunidades. Desde então, mais de 500 jovens já foram beneficiados pelo programa.

31/10/18