10/10/2019 6:39 pm

Docentes da Rede Estadual em Imperatriz participam de formação sobre protagonismo feminino negro, durante o 17º SALIMP

Nesta quarta-feira (09), durante a programação do 17º Salão do Livro de Imperatriz (SALIMP), aconteceu mais um encontro para Formação Continuada em História e Cultura Afro-Brasileira e Africana para docentes da Rede Pública Estadual, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Coordenação de Educação da Igualdade Racial (CEIRI) da Unidade Regional de Educação de Imperatriz (UREI).

A Lei 10.639/03 estabelece a obrigatoriedade do ensino de “História e Cultura Afro-Brasileira” dentro dos componentes curriculares da educação básica. A URE de Imperatriz, por meio da CEIRI, tem realizado uma série de formações ao longo do ano, no intuito de que esta Lei seja efetiva, para o fortalecimento do combate ao racismo e da educação para as relações étnico-raciais.

Docentes de Língua Portuguesa e Artes da rede estadual durante palestra organizada pela CEIRI/UREI

Docentes de Língua Portuguesa e Artes da rede estadual durante palestra organizada pela CEIRI/UREI

Durante essa etapa da Formação os docentes de Língua Portuguesa e Artes, além do público em geral, assistiram à palestra “Contribuição do protagonismo feminino negro nos processos de construção do conhecimento”, proferida pela Profa. Dra. Maria de Lourdes Siqueira, da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

“As formações, que acontecem uma vez ao mês, são oportunidades de discutir sobre diversidade, respeito às diferenças, identidade, lugar de fala, etnicidade, entre outras temáticas, sendo possível esta realização através de parcerias com os formadores da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (Uemasul) e agora com a formadora, Profa. Dra. Maria de Lourdes Siqueira, que é da Universidade Federal da Bahia (UFBA)”, explica a professora Eró Cunha, que é a coordenadora da CEIRI.

A palestrante Profa. Dra. Maria de Lourdes Siqueira (UFBA) e à mesa a Profa. Dra. Herli de Sousa Carvalho (UFMA)

A palestrante Profa. Dra. Maria de Lourdes Siqueira (UFBA) e à mesa a Profa. Dra. Herli de Sousa Carvalho (UFMA)

“Chamamos de protagonistas pessoas que têm a coragem de começar, de incentivar, de ter a autoestima elevada. Nós não podemos nos deixar, absolutamente, abater pelos desrespeitos aos nossos direitos e às nossas diferenças. Nós temos que ter sempre em mente: diferença não é fator hierarquização, diferença não é condição de desigualdade. Diferença é riqueza. É riqueza cultural. É riqueza civilizatória. É riqueza ética. Essa riqueza é que nos faz crescer como profissionais que estão preparando os jovens, adolescentes e crianças para serem os novos profissionais”, destaca a Profa. Dra. Maria de Lourdes Siqueira.

“Nós temos que ter a certeza e a esperança que nossa sociedade vai ser melhor, com os jovens que nós vamos formar. Levando-se em conta os valores, costumes, tradições, consciência política, consciência crítica, respeito pelos outros, respeito pela dignidade alheia e sobretudo respeito pelas diferenças”, reforçou a educadora durante sua palestra.

Fonte: Seduc
Texto e fotos: Aparecida Marconcini Prestes
11/10/2019

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI