9/10/2017 6:42 pm

“É o poder nas mãos da comunidade”, diz Flávio Dino em lançamento do Minha EscolApp

05251_governador_flavio_dino_no_lancamento_do_minha_escolapp_4_5359137265258113185-1024x678

Governador Flávio Dino no lançamento do Minha EscolApp. (Foto: Nael Reis)

Com poucos toques na tela do celular, estudantes da rede estadual de todos os municípios do Maranhão podem ter acesso a informações de suas escolas e registrar opiniões e sugestões junto à Secretaria de Estado da Educação. A tecnologia foi disponibilizada com o lançamento do aplicativo Minha EscolApp, realizado nesta segunda-feira (09).

“Estamos deslocando o poder das nossas mãos e colocando nas mãos da comunidade escolar, isso se chama democratização”, afirmou o governador Flávio Dino. Ele também destacou outras iniciativas, como a realização das eleições para gestor escolar.

“Eu poderia ter escolhido 1.200 gestores, que era um poder que a lei me dava. Mudamos a lei para colocar o poder nas mãos daquelas pessoas que têm capacidade de exercer isso melhor, nesse caso, que são os professores, estudantes, pais e funcionários das escolas”, completou.

Com a ferramenta, os estudantes podem acessar desde suas notas e horários de aulas até realizarem avaliações sobre a infraestrutura da escola, professores e acompanhar a movimentação do caixa escolar.

O secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, ressaltou a mudança que tem sido realizada na educação estadual: “Temos transformado a educação com quase 700 escolas reestruturadas com o Escola Digna. E com esse novo aplicativo, teremos um canal direto com os estudantes”.

Elieser Henrique da Silva Sousa tem 17 anos e é estudante do 2° ano do Ensino Médio da escola Bernardo Coelho de Almeida. Recentemente, o estudante viveu a experiência de parlamentar por uma semana, um projeto da Câmara dos Deputados, e resumiu o que o aplicativo representa: “Aí se vê a democracia em si, porque agora a gente pode ver onde o dinheiro está indo, onde está sendo investido, e, se não, o porquê disso. É um passo gigante para a democracia”.

Gestora de uma unidade que já conta com a participação dos estudantes nas decisões, a professora Kalyanne Moura Fontenele também apoia a iniciativa. “É mais um ponto proativo na transparência da gestão da escola; e o aluno pode ajudar dizendo o que é prioridade nas decisões. E quando elas não puderem ser aplicadas, será útil até para explicar por que não foram”, afirmou.

O aplicativo é gratuito e está disponível para aparelhos smartphone com sistema operacional Android.

9/10/2017 6:42 pm

Governador Flávio Dino no lançamento do Minha EscolApp. (Foto: Nael Reis)