19/04/2017 6:33 pm

Educadores avaliam positivamente a Assessoria Técnico-Pedagógica oferecida pelo Governo aos municípios

foto 3

Técnicos municipais de educação no 1º Encontro Formativo da Assessoria técnico-pedagógica do ‘Escola Digna’

“A gente se sente valorizada e, ao mesmo tempo, motivada com uma formação como esta. A ‘gestão democrática’ que só se ouvia falar, agora nós temos a oportunidade de trabalhar, na formação, esse conceito. A gente recebe uma injeção de ânimo, e com o desejo de voltar para os nossos municípios levando mais conhecimentos que possam ajudar a transformar a educação nas nossas escolas e a melhorar os indicadores educacionais do estado”. Foi assim que a professora Elinelda Silva Castro, do município de Bacabal, definiu a importância do 1º Encontro Formativo da Assessoria Técnica-Pedagógica do Programa ‘Escola Digna’.

Após o encontro, os técnicos dos municípios, juntamente com os articuladores pedagógicos das Unidades Regionais de Educação (URE’s), que participam da formação, terão a missão de promover, em suas cidades, encontros pedagógicos mensais para que esse conhecimento chegue aos demais educadores dos municípios beneficiados pelo programa. A meta é que até o fim de 2018 cerca de 41 mil educadores nesses municípios sejam tenham recebido formação.

foto 4

Professora Joilene Assunção, de Fortaleza dos Nogueiras, elogia formação

Para a professora Joilene Assunção, do município de Fortaleza dos Nogueiras, a assessoria técnico-pedagógica tem um sentido muito especial. “Nós de Fortaleza dos Nogueiras temos a honra em dizer que fomos o primeiro município contemplado com uma unidade do ‘Escola Digna’, que hoje está beneficiando dezenas de crianças da comunidade onde está inserida. E estarmos aqui recebendo essa formação é muito especial. Acho muito acertada essa iniciativa do governador Flávio Dino e do Secretário Felipe Camarão. Só com educadores qualificados podemos mudar a educação no nosso estado”, enfatizou Joilene.

“O governo do Maranhão entende que para que possamos ter um salto qualitativo na educação, com melhoria dos indicadores educacionais, é fundamental que tenhamos a junção de esforços entre Estado e municípios. É isso que está acontecendo nessa formação”, pontuou a professora Ana Cássia Castelo Branco, assessora pedagógica da Seduc.

“É de suma importância enfatizarmos que aqui estamos tendo uma oportunidade ímpar de aprimorar os nossos conhecimentos. E com certeza retornaremos ao nosso município com muito mais bagagem e mais capacitados para trabalhar no sentido de elevar os indicadores educacionais do Maranhão, que é o principal foco”, enfatizou Ezequiel Santos, do município de Brejo.

foto 2

“Esse programa tem um papel de suma importância no sentido de diminuir as desigualdades entre os municípios. E isso, também, na questão da educação que é fundamental no desenvolvimento do cidadão e consequente dos municípios e do estado”, disse o professor Costa Neto, de Nina Rodrigues.

“Está parabéns o governo do estado por perceber a necessidade e se empenhar em melhorar a qualidade da educação em nosso estado. E essa melhoria se faz com escolas estruturadas e principalmente com profissionais capacitados, com formações permanentes capazes de nortear o ensino e aprendizagem em sala de aula”, disse Eliete Ribeiro, coordenadora técnica de Codó.

Além da assessoria técnico-pedagógica direta, a Seduc também disponibilizará cadernos de orientações pedagógicas, subdivididos em três dimensões: Gestão, que está sendo entregue nessa formação; Organização Curricular; e Avaliação, destinados a gestores escolares, coordenadores e professores das redes municipais.

Fotos/Lauro Vasconcelos