26/07/2017 6:06 pm

Educadores participaram dos Encontros de Gestores Escolares

????????????????????????????????????

Técnicos da Seduc e gestores escolares analisam as ações educativas

O Governo do Estado mobilizou 868 gestores de escolas da rede pública estadual do Maranhão, por meio dos Encontros Regionais de Gestores Escolares, promovidos em todas as Unidades Regionais de Educação (URE’s) do estado. A ação foi encerra, nesta quarta-feira (26), na Regional de São Luís.

Realizados pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), os encontros serviram para avaliar as ações pedagógicas realizadas no primeiro semestre de 2017, orientar os gestores escolares sobre as ações a serem desenvolvidas no segundo semestre e socializar os resultados do 1º ‘Simulado Mais Ideb’, realizado em junho deste ano.

Os encontros, iniciados no dia 17 deste mês, foram realizados nas cidades sedes das 19 Unidades Regionais de Educação (URE´s) e envolveu 868 gestores (gerais e adjuntos) das escolas da rede pública estadual do Maranhão. Faz parte das ações do Plano Mais Ideb, cuja meta é elevar os índices educacionais do Maranhão. O tema principal abordado foi a qualidade do ensino das escolas estaduais, com vistas ao constante crescimento dos indicadores escolares.

Na URE de São Luís, o encontro aconteceu no auditório do Liceu Maranhense. Na terça (25) e quarta-feira (26), 140 gestores de escolas de São Luís, representantes de grêmios estudantis e da comunidade escolar, por meio dos colegiados que atuam nas unidades de ensino, participaram do encontro. O objetivo foi ajustar as estratégias educacionais de impacto na qualidade da aprendizagem dos discentes.

Os gestores avaliaram de forma positiva a iniciativa do Governo do Estado em avaliar o processo educacional e direcionar ações para melhores resultados no processo de ensino e aprendizagem. “O encontro foi muito bom. Todos os assuntos abordados foram de grande relevância. Trabalhamos as dimensões pedagógica e financeira da gestão escolar. Isso agrega conhecimento e fortalece a gestão escolar, assim como o processo de ensino e aprendizagem na escola”, avaliou o professor Ubiratan de Jesus, gestor do C.E. Juvêncio Matos, em São Luís.

Mauro César Aguiar Brito, gestor do C.E. Aquiles Batista Vieira, em Alcântara

Mauro César Aguiar Brito, gestor do C.E. Aquiles Batista Vieira, em Alcântara

“Esse momento foi muito oportuno para que se discuta que ações, nós como gestores podemos tomar no chão da escola, conversando com os professores. Isso nos dá uma base e nos aponta caminhos a serem seguidos”, disse o Mauro César Aguiar Brito, gestor do C.E. Aquiles Batista Vieira, em Alcântara.

Para a professora Edna Soares, gestora do Centro de Ensino Professor José França de Sousa, na cidade de Raposa, um encontro que se propõe a avaliar a qualidade das ações desenvolvidas nas escolas é extremamente positivo diante do desafio de melhorar o Ideb. “O Mais Ideb nos faz pensar a educação dentro de uma concepção totalmente renovada, onde a política de educação está sendo levada, mais do que nunca, muito a sério, visando não dados quantitativos, mas principalmente qualitativo. E essa oportunidade é ímpar para quem compõe a realidade da escola”.

Durante os encontros foi iniciada a distribuição de mais 7.800 cadernos pedagógicos dos componentes curriculares Sociologia, Geografia e História, que irão auxiliar os professores da rede estadual de ensino no planejamento das ações escolares.

Melhoria da qualidade da educação

Na volta às aulas, já na próxima semana, os professores de Matemática e Língua Portuguesa irão apresentar aos alunos os resultados do 1º ‘Simuladão Mais Ideb’ e juntos farão a correção das questões, de modo a tirar dúvidas e mostrar os caminhos para resolução das questões.

Do dia 11 (sexta-feira) ao dia 17 (quinta-feira) será realizada, por meio do Plano Mais Ideb, a 2ª Formação Continuada deste ano, para professores de Língua Portuguesa e Matemática.

“O objetivo do Governo do Maranhão é que, depois desses encontros, onde foram avaliados os resultados e alinhadas as ações, os nossos gestores possam organizar os planejamentos de ensino com vistas à intensificação curricular segundo as dificuldades de aprendizagens identificadas na avaliação em Língua Portuguesa e Matemática. Melhorar a qualidade da educação do Maranhão é uma responsabilidade de todos nós”, pontuou o Secretário Felipe Camarão.

Fonte: Seduc
Fotos/Lauro Vasconcelos

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI