Eixo Gestão Educacional

O compromisso político e pedagógico da gestão participativa e democrática assumido no projeto da Macropolítica/Programa Escola Digna, se reflete na melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem.  Nesse sentido, é percebida pela SEDUC, a necessidade de ações emergenciais que impactem nos resultados e que corroborem e levem a melhoria dos indicadores educacionais do Maranhão. Nessa ação político-pedagógica, de caráter emergencial está o papel do gestor na organização, administração e gestão do processo de tomada de decisões por meio de práticas participativas e democráticas.

O Processo de gestão democrática e participativa está situado nos eixos estruturantes e nas ações estratégicas da Macropolítica/Escola Digna para expressar o compromisso politico com a qualidade da educação pública do Estado do Maranhão.

Do ponto de vista organizacional, a gestão escolar necessária que o Projeto da Macropolítica/Escola Digna idealiza é aquela que rompe com as práticas individualistas e leva a produzir melhores resultados  de aprendizagem dos estudantes.

Ações:

Processo seletivo para a função de gestor escolar (Eleição de gestores);

Formação Continuada de gestores escolares;

Acompanhamento das ações via plano diretor;

Recuperação  da Rede física escolar do Estado ;

Formação dos gestores e dos diretores de educação das UREs.

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