7/11/2018 5:27 pm

Em 2018, alunos de mais de 60 escolas já foram ouvidos pelo projeto Conversando com a Escola

Alunos do Centro de Ensino Dorilene Silva Castro participaram da atividade. (Foto: Divulgação)

Alunos do Centro de Ensino Dorilene Silva Castro participaram da atividade. (Foto: Divulgação)

Alunos do Centro de Ensino Dorilene Silva Castro tiveram uma manhã de atividade diferente, nesta terça-feira (6). Equipes das Secretarias de Estado de Transparência e Controle (STC) e Educação (Seduc) apresentaram, nessa unidade de ensino, os mecanismos de controle social disponibilizados pelo Governo do Maranhão e ouviram dos estudantes as demandas da escola. Esta foi a 67ª unidade de ensino visitada este ano pela equipe do projeto.

Como vem acontecendo, desde 2016, o projeto promoveu uma roda de conversa que teve o objetivo de incentivar a participação da comunidade escolar na gestão e estimular a formação cidadã dos estudantes da rede pública estadual. A ideia é viabilizar uma escuta mais próxima e qualificada da comunidade escolar para avaliação dos serviços e de políticas públicas educacionais e, ao mesmo tempo, proporcionar aos gestores informações gerenciais para intervenções sistêmicas na administração pública.

A STC levou a palestra Desenvolvimento Cidadão, proferida pelo secretário adjunto de Transparência, Steferson Ferreira. Ele falou dos usos dos direitos dos cidadãos e das responsabilidades inerentes aos deveres. Steferson Ferreira chamou a atenção dos estudantes para comportamentos irregulares ainda presentes na vida cotidiana das pessoas como furar fila, estacionar na vaga de idoso, fraudar carteira de estudante. “A honestidade é um valor muito nobre para se deixar perder pelas ‘pequenas’ corrupções”, afirmou o palestrante.

“A palestra foi muito importante porque trouxe algumas informações que nós não sabíamos sobre nossos direitos e deveres como cidadãos, tirou várias dúvidas e mostrou para a gente que algumas situações que não julgamos erradas são corrupções”, explicou Ana Júlia, aluna da primeira série do Ensino Médio.

A equipe da Seduc, liderada pela ouvidora Samira Simas, encerrou as atividades na escola ouvindo as demandas dos alunos e falando do trabalho desenvolvido junto à comunidade, com o propósito de ser um canal de aproximação entre escolas e a gestão pública.

07/11/2018

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI