16/05/2017 9:11 pm

Em clima festivo governo lança edital que fomenta ciência e cultura nas escolas

foto 3

Secretário Felipe Camarão destaca ação conjunta das secretarias para fomentar cultura nas escolas

Um auditório tomado por estudantes, professores e gestores escolares. Como pano de fundo, música pop da melhor qualidade, tocada pelo grupo de música do Liceu Maranhense. Nesse clima cultural o Governo do Estado do Maranhão, por meio das secretarias de Estado da Educação (Seduc) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), lançou na tarde desta terça-feira (16), no auditório do Centro Integrado Rio Anil (Cintra), o edital ‘Com Ciência Cultural’.

O projeto faz parte do Programa Escola Território de Cultura (Peteca), que visa fomentar o desenvolvimento científico, artístico e cultural junto às escolas da Rede Pública Estadual.

Nezimar Madeira, gestora da escola Maria Helena Duarte, destacou que o programa será fundamental para a qualidade do ensino. “O projeto irá melhorar o processo de ensino e da aprendizagem, porque a dança, música e cultura na escola têm um potencial para trabalhar as várias habilidades dos alunos”, apontou.

Secretários acessam sistema de inscrição na  plataforma Patronage, da Fapema

Secretários acessam sistema de inscrição na plataforma Patronage, da Fapema

Para o gestor Wilson Chagas, do C.E. Maria José Aragão, escola da rede estadual que desenvolve diversas atividades artístico-culturais através do Grupo de Arte Maria José Aragão (Gamar), a ação vai proporcionar um novo olhar sobre a cultura nas escolas. “A partir do momento que se viabiliza recursos para que esses projetos  possam ganhar mais consistência, o trabalho artístico que já é produzido nas escolas ganhará mais força. É louvável a iniciativa do governo do estado”, ressaltou.

“É o que a gente sempre desejou, que é fomentar a prática das artes dentro do ambiente escolar. Alunos e professores poderão fazer a extensão das arte, fazer o protagonismo acontecer”, disparou Jeferson Plácido, gestor pedagógica do Cintra.

“Os alunos vão poder conhecer várias vertentes da cultura que têm em São Luís”, avaliou a estudante do Cintra Weslany Nascimento da Silva, estudante do Cintra.

O secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, destacou que o Programa Programa Escola Território de Cultura (Peteca) é resultado da parceria de diversos órgãos do governo do estado. “Todos articulados em prol de uma ação inédita que vai unir educação, cultura e ciência, apoiando artistas, mestres da cultura, educadores e estudantes. A intenção é que esse edital seja o ponto de partida para uma produção continuada de cultura em nossas escolas”, enfatizou.

“Estamos oportunizando que a arte, a cultura se manifeste na escola. Com o edital, permite-se que ação cultural dos estudantes possa ser orientada e se reverta em conhecimento no campo das letras e que manifeste na sociedade”, ressaltou Alex Oliveira, presidente de Fapema.

“Esse é um projeto muito significativo ao possibilitar o diálogo da educação, ciência e cultura através de projetos que serão financiados e apoiados pela Fapema. Nós teremos, finalmente, uma oportunidade inédita de colocar em um único espaço aqueles que produzem a cultura, nossos professores e estudantes, para que possam enriquecer cada vez mais o trabalho educacional a partir do trabalho cultural,” disse o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Jhonatan Almada.

Inscrições

Podem se inscrever, até 26 de junho, professores que tenham vínculo com instituição de ensino ou pesquisa e que circulem no universo das artes e da cultura. As propostas contempladas receberão até R$ 15.000 para o desenvolvimento do projeto cultural, recurso que poderá ser utilizado para contratação de artistas e grupos artísticos, agentes culturais, mestres e mestras da cultura popular, entre outros, considerando as atividades previstas no projeto, assim como o(s) eixo(s) temático(s) que norteará(ão) as ações.

As inscrições serão realizadas por meio da plataforma Patronage, da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), e posteriormente passarão por processo de avaliação técnico-científico e artístico-cultural. “Além de induzir o encontro entre o fazer pedagógico e as experiências artísticas e culturais em curso nas comunidades, o ‘Peteca’ estrutura ações com vistas a ampliar os espaços e os agentes da educação, valorizando o diálogo entre saberes populares e científicos, na promoção e fortalecimento de territórios educativos e culturais. Além disso queremos contribuir para a formação estética, artística, afetiva e humana da comunidade escolar”, destacou Ismael Cardoso, secretário Adjunto de Programas e Projetos Especiais da Seduc.

foto 2

Lançamento do Edital reuniu educadores, artistas, estudantes, gestores e professores no auditório do Cintra

Contatos

contatos

Fones:

(98) 3227-7677
(98) 3235-4674

E-mail:

gabinete@educacao.ma.gov.br
ascom@educacao.ma.gov.br

Ouvidoria
(98) 3218-2357/3212-1636
ouvidoria@educacao.ma.gov.br

Links Úteis
Localização

localização

Click to open larger map

Rua dos Pinheiros n°15, Qda n° 16, Renascença. CEP 65075-250. São Luís, Maranhão