14/07/2016 2:06 pm

Laboratório de Ciências.

Laboratório de Ciências

“Nós, como alunos, nos sentimos honrados com essa conquista. É um sonho que se torna realidade e as melhorias dentro da escola nos motiva a correr atrás daquilo que acreditamos. Todos os alunos desta instituição carregam sonhos e projetos, e, daqui a algum tempo, quando estes projetos se concretizarem, teremos o prazer de dizer que fomos alunos do CE Aniceto Mariano Costa e conseguimos alcançar nossos objetivos”, essas são as palavras da estudante do 2º ano, Ana Ellen, de 15 anos, em agradecimento à reconstrução que sua escola passou. A realidade da estudante agora é também de outros alunos do município de Matinha, após o trabalho de reconstrução que o Governo do Maranhão realizou nos Centros de Ensino Aniceto Mariano Costa e Padre Astolfo Serra.

A entrega dos dois centros de ensino reformados foi realizada no último sábado (9), em continuidade ao maior programa de investimento na infraestrutura educacional do Maranhão, que o Governo do Estado vem realizando e já beneficiou mais de 25 mil alunos, em mais de 20 municípios maranhenses.

Foto 2_Divulgação_ Seduc _13072013 - Em Matinha, Governo beneficia mais de mil alunos com reforma dos Centros de EnsinoO CE Padre Astolfo Serra, inaugurado em 1968, há décadas não passava por reformas, o que culminou na degradação de sua estrutura física, como conta Izilene Mendonça, que foi aluna da escola e hoje é coordenadora pedagógica. “Ver o CE Padre Astolfo Serra desse jeito, é um sonho que se concretiza. Minha história com essa escola é desde quando eu era criança e vê-la equipada e com estrutura adequada é emocionante”, falou.

Diretora do CE Padre Astolfo Serra, Rosa Alvina.

A diretora da escola, Rosa Alvina, afirma que é muito gratificante ver nos olhos dos alunos a emoção de estar em um prédio com estrutura física adequada. “Sentimento de alegria, porque este foi o único governador que se sensibilizou e teve um olhar carinhoso para reformar nossa escola. Um ambiente agradável facilita a aprendizagem dos nossos alunos, que são especiais para nós”, disse a gestora.

Educação Inclusiva

Com investimentos na ordem de R$1,09 milhão, o CE Padre Astolfo Serra teve o telhado recuperado, renovação das instalações hidráulicas e elétricas, implantação de forro para possibilitar a climatização das salas de aula, reforma de banheiros, pintura e revestimento das paredes. Além disso, foi realizada a adequação de acessibilidade da escola, o que influenciará diretamente no dia a dia dos alunos com deficiência que estudam na unidade.

Danila dos Santos, Aluna do Padre Astolfo beneficiada com a acessibilidade.

Como é o caso da estudante do 1º ano, Danila dos Santos, de 16 anos, que é deficiente físico e necessita de um ambiente acessível que proporcione o desempenho de suas atividades na escola. “Estamos muito felizes por esta grande obra realizada no CE Padre Astolfo Serra. Muito obrigada”, escreveu Danila, ao governador Flávio Dino.

Além da adequação da estrutura física da unidade, Danila agora pode contar com o Atendimento Educacional Especializado, após a chegada da professora Viviane Nunes Siqueira, aprovada no último concurso. Além de Danila a professora é a responsável por trabalhar as habilidades de outros dois alunos da instituição, que possuem deficiência intelectual e baixa visão. “Somente oferecer um espaço físico adequado para receber o aluno com deficiência não quer dizer que ele esteja incluído. A educação inclusiva tem exatamente esse diferencial, que é um professor para atender o aluno com deficiência física ou intelectual. Aqui, dou apoio para os demais professores, para os pais e atendo os alunos no contraturno, para buscar as habilidades que esses alunos têm, para que eles possam ter uma vida normal como os demais alunos”, disse a professora.

Aluna Ana Ellen, do CE Aniceto Mariano Costa.

Os 497 alunos do CE Aniceto Mariano Costa também estão em comemoração. Fundado em 2008, esta é a primeira reforma realizada na escola desde então. Para a diretora da unidade, Neusa Silva, os serviços realizados representam muito para a comunidade escolar, que sempre teve muito cuidado com a preservação da estrutura física da unidade.

“Sabemos que a educação precisa de professores qualificados, de alunos integrados, de uma comunidade participativa, mas ela também precisa de uma boa estrutura que possa oferecer um ambiente agradável para nossa clientela mais importante, que é o alunado. Quando estamos em um local que dá prazer, com um ambiente escolar limpo, estruturado, isso com certeza faz com que tenhamos muito mais motivação para trabalhar e estudar”, destacou.

“Essa reforma representa um passo importantíssimo na qualidade da educação para os jovens maranhenses, principalmente os de baixa renda. Demonstra que está havendo um compromisso sério do Governo com a educação”, enfatizou o aluno do 3º ano, Walisson Azevedo, de 18 anos.

Texto: Luana Müriella

Fotos/Lauro Vasconcelo