13/09/2017 4:42 pm

Escola Digna avança com a entrega de novas unidades do programa em Tuntum

DSC_5405-1

Governador Flávio Dino recebe homenagem da professora Luzia Sousa, que abrigou a escola em sua residência

“Desde 93 trabalho neste lugar. Já ajudei muitas crianças se alfabetizar, ai meu Deus como é bom isso tudo relembrar. Sempre sonhei um dia em um prédio trabalhar e junto com meus pequenos ter um espaço pra brincar”. Esse é um dos trechos da rima criada pela professora Luzia Sousa Nascimento, da Escola Municipal Raimundo Ferreira Lima, no povoado Placa Violão, em Tuntum, entregue pelo governador Flávio Dino na terça-feira (12), durante a agenda de entrega de obras no município.

Com a entrega da nova escola digna, rompe-se, na comunidade, um ciclo de 24 anos de espera das famílias do povoado, que sempre lutaram por uma escola de qualidade. “Até debaixo de árvore dei aula quando um exame de abelhas invadiu a escola improvisada…já passamos por tanta coisa e hoje realizo meu sonho”, relatou a professora.

Autoridades descerram placa no povoado Olho d’Água em Tuntum

A escola atenderá a 22 estudantes da educação infantil e do Ensino Fundamental menor no turno matutino e deve ampliar o número de matrículas já no próximo ano. De acordo com a gestora da escola, Eva da Silva Leite Cunha, os alunos estudavam em um salão alugado pela prefeitura. “Aqui as crianças poderão aproveitar mais. Só temos a agradecer ao governador por ter nos contemplado com uma escola dessas. Com certeza vai elevar a autoestima das crianças”, destacou.

“Era um sonho antigo dessa comunidade, que agora receberá uma educação digna. Uma alegria e imensa satisfação para todos”, disse o prefeito Cleomar Tema.

“As inaugurações dessas escolas representam os momentos mais importantes do nosso governo. As mudanças estão aqui neste momento, em escolas como essas que estão sendo implantadas em todo o Maranhão. É aqui que a gente constrói um estado e um país mais justos, na escola digna. A coisa mais importante de um governo que trabalha com justiça são essas escolas”, destacou o governador Flávio Dino.

Nova escola digna no povoado Olho d’ Água

Ainda em Tuntum, em comemoração aos 62 anos de emancipação da cidade, o Governo do Estado entregou no povoado Olho d’Água do Pedra, a escola digna Unidos para Vencer, que agora faz jus ao nome, como explica o presidente da Associação de Moradores, Gaspar Pereira da Silva, que reside no povoado há 15 anos. “Nunca pensei que um dia isso fosse acontecer. Foi muita luta, porque sempre entrava e saía governantes que nada faziam. Hoje vencemos e estamos muito satisfeitos”, enfatizou.

O jovem professor Iure Araújo Sousa, 22, lembrou a situação da antiga escola, inadequada para a aprendizagem. “As dificuldades eram imensas. O calor era insuportável. Como educador, era muito difícil lecionar e também para os alunos absorverem os conteúdos. Hoje, sem dúvida, a aprendizagem dos alunos vai melhorar, porque a diferença é enorme de um prédio para o outro”, ressaltou.

Antiga escola com estrutura inadequada no povoado Olho d’ Água

Diana da Silva Pereira é estudante e também mãe de duas alunas da escola Unidos para Vencer. Emocionada, leu uma carta de agradecimento ao governador Flávio Dino e ao secretário Felipe Camarão pela nova escola. “Hoje estamos aqui realizando um sonho em receber esta linda escola em benefício de todos que moram nesta comunidade. Os pais, alunos, professores e a comunidade agradecem de coração por essa grande e magnífica obra. Hoje, como aluna, estou construindo meu futuro e desejo que minhas filhas façam isso, sigam estudando e nunca desistam”, revelou.

“Em todo o Maranhão serão mais de 300 escolas dignas em parceria com os municípios, servindo para formar os estudantes, futuro do nosso estado. Temos a convicção de que este é o caminho para mudar a vida das pessoas, com acesso ao conhecimento e ao saber”, concluiu o secretário Felipe Camarão.

Investimentos

Secretário Felipe Camarão anuncia construção de Escola Digna no Assentamento Tabocal

As duas escolas dignas entregues pelo Governo do Estado na terça-feira,  em Tuntum, somam R$ 776 mil em investimentos. Além delas, outras três estão em fase de conclusão, outra em processo de licitação e mais uma que será construída no povoado Tabocal – comunidade na qual residem mais de 280 famílias.

Fotos/Lauro Vasconcelos