24/03/2017 5:13 pm

Escola Digna enche de orgulho moradores do povoado Bananal, em Turiaçu

“A escola era uma casa com as paredes toda feia, escura. As cadeiras de pau arranhava, ‘é feias’. Agora é uma escola bonita, com cadeiras bonitas.”. As palavras são da pequena Jaciara Fernandes Cardoso, de 11anos, que faz a 5ª série na Escola Municipal Batista Amorim, no povoado bananal, em Turiaçu. Ela descreve como era a sua escola, que até na semana passada funcionava nos cômodos de uma pequena casa. Agora, após atuação do Governo do Maranhão, os alunos ganharam um prédio novo para funcionamento de suas atividades escolares.

Fachada da Escola Municipal Batista AmorimAo chegar ao povoado bananal, o prédio construído nos padrões do Programa Escola Digna se sobressai às demais construções da localidade. A diferença é ainda mais gritante, quando a nova escola é comparada ao antigo local onde alunos e professores se encontravam todos os dias: uma pequena casa dividida em quatro pequenos cômodos, para atender alunos de diferentes séries.

Assim como Jaciara, a nova escola encheu de admiração e alegria outras crianças do povoado, como a Larissa dos Santos (10 anos), Vitória Fernandes (4 anos) e Luciene Freitas (8 anos) que também descrevem a situação da antiga escola. “Uma escola que era um forno pra nós. ‘Nós morria’ de calor dentro. Uma escolinha que era uma casa, nós ficava dentro daquele sufoco lá. Agora ‘nós tem’ uma escola nova pra gente estudar, grande, tão bonita a escola, linda”, declaram.

O pequeno povoado Bananal é formado por 69 famílias, que passo a passo acompanharam a edificação daquele prédio que enchia de orgulho toda a comunidade. Silvanira Silva Mafra é mãe de um dos alunos e enxerga na nova escola uma possibilidade para o desenvolvimento de seu filho, que sonha em ser professor. “Os meninos estudavam em uma casinha de alvenaria, pequena e apertada para todos os alunos. Muito escura. Aqui meu filho terá um espaço para desenvolver melhor. O sonho dele é ser professor e eu gostaria de vê-lo ensinando. Essa nova escola ajudará todas as crianças daqui a buscarem seus sonhos. Eu não tive a oportunidade de estudar. Como moradora nascida e criada aqui, agradeço muito ao governador Flávio Dino por esse sonho”, confessou.

Com o filho Luís Felipe de 3 anos nos braços, Rosângela Mafra Ribeiro foi conhecer a escola que três de seus cinco filhos estudarão a partir de agora. “Estou achando a escola muito boa. Tenho cinco filhos e a mais velha teve que sair daqui para ir pra sede porque não tinha mais espaço para ela aqui. Agora temos essa escola para nós. Agradeço muito o que o governador está fazendo por nós. Antigamente ‘nós não tinha este sonho, mas tinha a esperança’. Agradeço muito porque sei o valor do que ele está fazendo pelos nossos filhos. Daqui alguns anos espero que meus filhos estejam ‘mais melhor’ que eu porque a escola que eles estão estudando agora eu não tive a oportunidade de ter”, revelou entusiasmada.

“Nós gostaríamos de ter estudado em uma estrutura como essa. Mas vai ser um prazer ver meus irmãos e seus coleguinhas estudando nela. Eu quero que eles aproveitem bastante porque eu não estudei nela e gostaria de ter estudado”, disse o ex-aluno Wellington Silva Mafra, de 19 anos, que é morador do povoado Bananal.

A professora e diretora da Escola Municipal Batista Amorim, Maria Avelina Fernandes, destaca esse momento como uma nova fase para ela, as outras duas professores e os quase 60 alunos da escola. ‘A escola era super apertada, muito quente, trabalhávamos 3 professoras ao mesmo tempo e a zoada de uma sala incomodava na outra. É um sentimento de muita alegria, emoção, até porque é uma realidade nova na vida dessas crianças que nunca tiveram a oportunidade de estudar em uma escola como essas e eu creio que vai melhorar o aprendizado delas. Vai melhorar nosso trabalho, nossa vida. Muito obrigada pela escola que o governador construiu em nossa comunidade e que ele continue realizando o sonho de muitas outras crianças”, disse.

Escola Digna
Para garantir a escolarização com qualidade de crianças e adolescentes na rede pública de ensino, o Governo do Estado instituiu nos primeiros dias de gestão, o Programa Escola Digna, que tem como uma das principais ações a substituição de escolas de taipa, barro, palha ou em espaços inadequados por estruturas de alvenarias, totalmente mobiliadas e prontas para receber os alunos nos municípios, incluindo os mais pobres.

Até o momento, o Governo entregou escolas em Fortaleza dos Nogueiras, São João do Sóter e Turiaçu, na próxima semana será a vez do município de Santa Filomena receber 3 unidades e Parnarama 1 escola.

Confira mais fotos do antes e depois da Escola Municipal Batista Amorim

Texto: Luana Müriella