21/02/2017 5:55 pm

Escola reconstruída em povoado Itapera beneficia 15 comunidades do município de Icatu

Foto principal
O ano de 2017 iniciou diferente para moradores do povoado Itapera e comunidades vizinhas, no município de Icatu. Após oito anos de espera, em momento de grande festa que reuniu centenas de pessoas, nesta segunda-feira (20) o Centro de Ensino Ana Flávia Pereira da Silva – Extensão Matias Costa reabriu suas portas para receber professores e alunos, e desempenhar o principal papel da escola: oferecer condições dignas para o ensino e a aprendizagem.

A escola que foi construída em 1965, durante décadas não recebeu reparos em sua infraestrutura, o que resultou no fechamento do prédio por não ter mais condições físicas para atender a comunidade escolar. Após seu fechamento, há oito anos as aulas do Ensino Médio ocorriam em regime de colaboração, em uma escola do município. É o que conta a professora Raimunda Nonata, que há décadas trabalha no C.E. Ana Flávia Pereira da Silva – Extensão Matias Costa. “Passamos muitos anos reivindicando pela reforma de nossa escola, pois o prédio que estávamos funcionando não tinha mais condições para atender a demanda da escola, que é muito grande, pois atende jovens e adultos de Itapera e outras 14 comunidades vizinhas”, destacou.

Foto eventoPopularmente conhecida por Natinha na região, a história de vida da Raimunda Nonata se confunde com a história da escola. “Fico muito emocionada em ver esta escola reabrir suas portas, pois aqui neste lugar eu aprendi a ler e escrever, depois de formada foi meu primeiro emprego e há 26 anos permaneço aqui como professora. Alegria muito imensa, um sonho não só da comunidade de Itapera, mas de toda região. A escola estava fechada há muito tempo, estamos muito felizes e queremos agradecer ao Governo do Estado por nos proporcionar tamanha alegria”, declara comovida a professora, que também é a responsável pela escola.

A demonstração de alegria partiu de toda a comunidade, que viu renascer naquele chão a escola, que por décadas foi a principal responsável pelo ensino dos filhos de Itapera e região. “Para mim é um privilégio, uma honra imensa. Era um sonho poder estudar nesta escola. Ela passou alguns anos fechada, mas pela graça de Deus, hoje ele nos agraciou com essa dádiva. Queremos agradecer ao governador Flávio Dino por tudo que foi feito por este povoado, que abrange não só Itapera, mas também outras comunidades. Para nós isso é uma realização, é um sonho, que depois de muitas lutas, estamos sendo abençoados. Um sonho realizado porque terminarei meu Ensino Médio este ano, nesta escola”, afirmou Nilton César, que além de aluno do 3º ano do Ensino Médio, é pai de outros três estudantes que agora desfrutarão de uma nova escola.

Para o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, a reconstrução de escolas em diversas regiões do Estado, além de proporcionar condições dignas para a comunidade escolar desempenhar seu trabalho, enche de orgulho as comunidades locais, que durante décadas foi sendo esquecida pelo poder público. “Essas prédios escolares dignos oferecem melhores condições para o ensino e a aprendizagem, o que consequentemente impactarão na qualidade da educação e na escolaridade dos municípios, que é meta prioritária do governador Flávio Dino”, realçou o secretário.

Um novo momento para a Educação na região

IMG-20170220-WA0024
No próximo dia 06, iniciará o ano letivo para os 260 alunos matriculados na escola, que é extensão do C.E. Ana Flávia Pereira da Silva, localizado na sede de Icatu. A diretora geral do Centro de Ensino, Mirian Silva Gonçalves, ressalta a importância desse novo momento para todos. “Foi uma luta muito grande para conseguirmos esta conquista. A comunidade merece e está de parabéns. O governador está de parabéns em nos presentear entregando mais uma escola para a comunidade. Só temos a agradecer a Deus e ao governador. Tenho certeza que os alunos vão estudar com mais prazer, mais motivação, porque tudo isso tem resultado e ele é para os alunos, que é nosso objetivo principal”.

Ana Daiane Costa Aguiar é moradora da região. Apesar de ainda não ser estudante do Ensino Médio, foi prestigiar a reinauguração da escola que, em breve, também será sua, como ela admite. “Gostei muito desta escola. Eu ainda não vou estudar nela agora, mas em breve estudarei. Eu quero agradecer muito ao governador do Maranhão, porque se não fosse por ele e Deus essa escola não estaria reformada hoje. Essa escola é muito importante para toda comunidade de Itapera, muita gente lutou até conseguir a reforma dessa escola”, revelou.

Novas entregas

IMG-20170220-WA0019
Na próxima quinta-feira (23), o Governo do Estado, por meio das Secretarias de Estado da Educação (Seduc) e Infraestrutura (Sinfra), realizará a entrega do Centro de Educação Integral Cidade São José de Ribamar – CAIC, no município de São José de Ribamar. Ao todo, serão 11 Centros de Educação Integral em funcionamento no Estado, a partir de março, que beneficiarão cerca de cinco mil alunos.

Texto: Luana Müriella
Fotos/Carlinhos Pereira