25/01/2016 6:18 pm

Escolas da rede estadual planejam o ano letivo de 2016

Avaliar e planejar as ações que serão desenvolvidas nas escolas, neste ano letivo, visando melhorar os índices educacionais e formar cidadãos para a vida. Com esses objetivos, gestores, supervisores e professores estão participando, até sexta-feira (29), da Jornada Pedagógica realizada, simultaneamente, em mais de mil escolas do Sistema Estadual de Ensino, nas 19 Unidades Regionais de Educação (UREs).

Durante a semana, o gestor de cada escola irá apresentar, para a sua equipe, o Plano de Gestão da Escolar, no qual estão definidas as metas a serem alcançadas. O indicativo é melhorar os indicadores educacionais do estado. É a partir desse plano, que os educadores irão planejar o ano de 2016 em suas escolas, definir os projetos e atividades pedagógicos e metodologias das principais atividades do ano letivo em curso, assim como o calendário escolar.

A secretária de Estado de Educação, Áurea Prazeres, usou as redes sociais para dar boas-vindas aos educadores e estimulá-los a fazerem da jornada pedagógica uma grande oportunidade de traçar a educação que todos desejam para os estudantes maranhenses.

“Todos nós somos construtores do projeto educacional de transformação da educação. A jornada pedagógica é o momento de focar, ainda mais, na melhoria do Ensino Médio, tendo a Educação Integral como fundamento, observando as metas de cada escola e planejar adequadamente mecanismos de superação”, enfatizou a secretária.

Áurea Prazeres disse que a jornada é importante para definição de metodologias, para pensar os projetos didáticos, a formação dos profissionais, além de ser um espaço para compartilhamento de conhecimentos dos estudantes.

Além disso, a secretaria orienta que, acordos pedagógicos e administrativos devem fazer parte desse momento e as discussões sobre a Base Comum Nacional.

Novo gestor da escola Fernando Perdigão, Sander Garcia, destaca plano de gestão para o ano letivo. Foto: Matheus Marques

“Nós queremos um ensino médio de qualidade para todos com o protagonismo juvenil, currículo integral aliado ao ensino com tecnologia, incentivo à pesquisa, comunicação e artes”, explicou a secretária adjunta de Ensino da Seduc, Ilma Fátima de Jesus.

Na Unidade Regional de São Luís, a jornada nas 153 escolas do Sistema Estadual de Ensino. No CE Fernando Perdigão, no bairro Monte Castelo, está sendo realizada no turno matutino e marca mais uma etapa da transição entre a antiga e nova gestão escolar.

A ex-gestora Ana Virgínia Maciel, do CE Fernando Perdigão considera a jornada pedagógica é um momento em que todas as ações do ano letivo que se inicia são acordadas junto ao quadro de professores. Daqui sai a definição do que queremos alcançar e como faremos para alcançar. Então, a jornada é vital para a escola”, destacou.

Para o professor Sander Garcia, gestor eleito do CE Fernando Perdigão, o momento de transição está sendo muito tranquilo. “Aqui no Fernando Perdigão, a jornada pedagógica é o momento de afinarmos, junto com os professores, o nosso plano de ação para 2016, planejar as atividades é fundamental para alcançarmos a meta principal que é avançarmos na melhoria do ensino”, disse.

No CE Gonçalves Dias, no Bom Milagre, atividades da jornada começaram com a avaliação do que foi o ano de 2015, onde a direção da escola apresentou gráficos com os resultados alcançados.

“Estamos avaliando o desempenho de 2015 com o objetivo de redimensionar o trabalho proposto para 2016, atendendo as orientações da Seduc, que tem foco no grande desafio de melhorarmos os indicadores educacionais no que se refere ao índice de aprendizagem dos nossos alunos para que eles se desenvolvam enquanto cidadãos”, destacou a professora Maria do Amparo Santos Coelho, gestora do CE Gonçalves Dias.

Para a supervisora Escolar Maria de Fátima Santos Moraes, a missão da escola é formar cidadãos conscientes para uma prática lá fora. “Quando você sai da escola, geralmente as pessoas querem dar continuidade aos estudos com um curso superior, mas, se isso não for possível, queremos que este cidadão esteja preparado pra vida. E isso só se faz com uma educação planejada, articulada, adequada às necessidades dos nossos estudantes”, destacou.