8/04/2016 10:11 pm

Escolas da rede estadual promovem ações de combate ao Aedes aegypt

Com intuito de conscientizar alunos, pais, gestores, professores, técnicos e a comunidade para a importância de desenvolver ações de combate ao mosquito Aedes aegypt, transmissor do vírus da Zika, da Chikungunya e da Dengue, o Centro de Ensino Y Bacanga, escola do Sistema Estadual, localizada no bairro Anjo da Guarda, realizou, nesta sexta-feira (8), o “Encontro da Família na Escola”.

A ação faz parte da mobilização nacional de combate ao mosquito Aedes aegypti nas escolas, iniciada em fevereiro deste ano, em todo o país, promovida pelos Ministérios da Saúde e Educação, com a parceria, no estado, das Secretarias de Educação (Seduc) e Saúde (SES).

“Por ser um espaço de formação social, a escola é fundamental para formar multiplicadores das ações de combate ao mosquito em casa, na comunidade e na sociedade”, destacou Eva Alves de Morais Barros, gestora regional de educação de São Luís.

A mobilização na escola é motivada, sobretudo, pelos estudantes, que durante o encontro destacaram as ações que estão desenvolvendo. “Estamos orientando os outros colegas para que cada um faça sua parte em casa, cuidando dos objetos que podem servir de criadouro do mosquito”, comentou Ana Carolina Gomes, do 3º ano do Ensino Médio e integra o Grêmio Estudantil.

Carlos França, também do 3º ano, ressaltou que os estudantes estão trabalhando campanhas educativas que vão além de ações para eliminar os criadouros do mosquito transmissor do vírus da Zika, da Chikungunya e da Dengue. “Nós estamos aproveitando para recolher materiais, como frascos de vidro, que podem servir de criadouros nas casas, para serem utilizados pelo banco de leite materno de uma maternidade”, apontou.

A iniciativa desses alunos foi aplaudida e elogiada pelos gestores da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), que representaram o secretário Felipe Camarão no evento. “Atividades como essas, integrando escola e família, devem ser replicadas por toda a rede estadual. Juntos, podemos eliminar o mosquito a partir de ações iniciadas na escola”, realçou Rosyjane Paula, secretária adjunta de Gestão das Unidades Regionais da Seduc.

Também participaram do encontro o secretário Adjunto de Projetos Especiais da secretaria, Fábio Rondon; representantes da SES, Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Polícia Militar.

Nesta sexta-feira também foram realizadas ações para o combate ao Aedes aegypti na escola Joaquim Gomes de Sousa, na Cohab, em São Luís, com os estudantes percorrendo as principais ruas do bairro recolhendo materiais e objetos para evitar a proliferação de focos do mosquito. Ação semelhante foi organizada no município de Caxias pela comunidade escolar do CE Cristóvão Colombo.

Fotos/Divulgação