20/05/2018 8:00 am

Escolas indígenas participam da Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

Com o tema “Cuidando da Água na Escola e na Comunidade”, aconteceu nas escolas indígenas, vinculadas à Unidade Regional de Educação de Imperatriz (UREI), a I Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente. Várias atividades e apresentações de projetos sustentáveis foram realizadas por alunos, professores e comunidade escolar indígena.
O dia D, da Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, nas escolas indígenas foi marcado por ampla programação, com produção de desenhos, pinturas, música, dança, cartazes, além de estudos e debates, onde o tema ‘Água’ foi defendido pelas crianças e adolescentes das escolas.
“Todo o esforço e dedicação das comunidades indígenas foram reconhecidos, principalmente pelas relevantes propostas e projetos de ação sustentáveis apresentados, tanto que uma de nossas escolas indígenas foi selecionada para a etapa estadual”, destaca a gestora URE de Imperatriz, Orleane Evangelista de Santana, ao se referir ao Centro de Educação Escolar Indígena Krikati (Aldeia São José), localizada no município de Montes Altos.

Estudantes da Escola Indígena Krikati (Montes Altos) selecionada para a etapa estadual

O CEE Indígena Krikati foi uma as escolas indígenas com projeto de ação aprovado e selecionado para participar da III Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, promovida pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), ocorrida no Auditório da Assembleia Legislativa, em São Luís.
Estudantes e comunidade escolar da Aldeia São José se envolveram com estudos para o projeto intitulado “Água é Vida”, que tem por objetivo garantir o abastecimento de água na escola e envolver a comunidade na recuperação da floresta e do meio ambiente.
Além do CEE Indígena Krikati, o Colégio Militar Tiradentes II também teve seu projeto de ação, intitulado “Reuso da água na horta escolar”, aprovado e selecionado para apresentação na III Conferência Estadual.

Várias escolas indígenas se empenharam nas atividades da I Conferência e, pelo compromisso e criatividade nas propostas, merecem destaque, entre elas as escolas de Amarante: Unidade Integrada de Educação Indígena Rubiácea e a Unidade Integrada de Educação Indígena Pyr Creh Creht, ambas da Aldeia Riachinho. E as escolas do município de Arame: Unidade Integrada de Educação Escolar Indígena Purenguete e o Centro de Ensino Escolar Indígena Capitão Zequinha.

Vale destacar que durante a III Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente fora eleita a delegação e projeto de ação que representarão o estado do Maranhão, em Brasília, na V Conferência Infantil Juvenil pelo Meio Ambiente, promovida pelos Ministérios da Educação e do Meio Ambiente, e que acontece no período de 15 a 19 de junho deste ano.

Texto: Cida Marconcine – Unidade Regional de Educação de Imperatriz
20/05/2018