8/01/2018 11:01 am

Escolas integrais da rede estadual têm mais de 13 mil vagas neste ano no Maranhão

Educa Mais tem disciplinas inovadoras. (Foto: Divulgação)

O Governo do Maranhão tem mais de 13 mil vagas para escolas de tempo integral da rede pública estadual em 2018. Do total, 3.331 mil são para a o Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA). As outas dez mil são destinadas aos 36 Centros de Educação Integral, os chamados Centros Educa Mais, que, assim como as escolas do ensino regular da rede pública, iniciam o período de matrículas de 9 a 19 janeiro.

Já as inscrições para as unidades do IEMA foram prorrogadas até o último sábado (6). Em 2018 começam a funcionar mais seis unidades nos municípios de Matões, Brejo, Cururupu, Santa Inês, Presidente Dutra e em São Luís (Itaqui-Bacanga). Entre os cursos oferecidos pelas novas unidades estão agricultura, meio ambiente, serviços jurídicos, alimentos, agroecologia, química, informática para internet e portos.

O IEMA forma os alunos tanto para o ensino médio, quanto numa profissão de nível técnico. Isso significa que o estudante sai pronto para o mercado de trabalho. Em apenas dois anos de existência, o instituto já se tornou referência na educação, conquistando prêmios nacionais e internacionais.

Currículo diversificado

Equipe de alunos do IEMA de Bacabeira responsável pela construção do Roboizinho. (Foto: Gilson Teixeira)

Já o Educa Mais é o ensino regular, mas com uma grade curricular mais rica e diversa. Além das aulas tradicionais, o Educa Mais também oferece disciplinas inovadoras, que podem ser escolhidas pelos alunos. Entre elas, estão Cordel, Cultura Oriental, Horticultura e História do Rock, por exemplo.

Em cada escola, tanto os professores quanto os estudantes sugerem temas, que são reunidos e apresentados para toda a escola num evento chamado “Feirão das Eletivas”. Os assuntos mais votados pelos estudantes se transformam nas eletivas do semestre.

A principal característica das eletivas é a interdisciplinaridade: cada uma deve remeter a conteúdos de, pelo menos, duas disciplinas regulares simultaneamente.

Matrículas

Os alunos que realizaram a pré-matrícula online só terão a matrícula validada a partir do momento que entregar a documentação na escola para a qual recebeu confirmação de pré-matrícula.

Para se matricular, o estudante deve comparecer à escola, no caso de estudante menor de 18 anos,  acompanhado dos pais ou responsáveis, munido com original e cópia dos seguintes documentos:

• Histórico Escolar ou Declaração de escolaridade da última Unidade de Ensino em que estudou;
  • Duas fotos 3×4 recentes;
  • Certidão de Nascimento/Casamento ou RG com CPF do estudante, se possuir;
  • RG e CPF do responsável legal, no caso de estudante menor de 18 anos;
  • Laudo comprobatório de deficiências declaradas (se for o caso);
  • Fatura da concessionária de energia elétrica atualizada (máximo de três meses).

Os alunos que, por algum motivo, não conseguiram fazer a pré-matrícula online devem procurar a escola que deseja e verificar se há vaga disponível no 1º ano do Ensino Médio Integral ou Regular.

08/01/2018