7/02/2017 5:28 pm

Escutas Pedagógicas iniciam nesta quinta-feira em quatro unidades regionais

DSC_4087

Secretário Felipe Camarão explicou metodologia das Escutas Pedagógicas aos gestores regionais

Professores da Rede Estadual de Ensino, lotados nas 19 Unidades Regionais de Educação do Maranhão, participam, a partir desta quinta-feira (9), de Escutas Pedagógicas promovidas pelo Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação, com o foco na qualidade do processo ensino-aprendizagem do Ensino Médio em escolas públicas maranhenses.

“Estas Escutas terão como pauta principal a melhoria da qualidade do ensino ofertado aos alunos da rede. Os professores conhecem a realidade da sala de aula, sabem quais são as reais necessidades, então, nada melhor que estabelecer um diálogo mais direto com os educadores, para que possamos traçar ações efetivas que nos permitam avançar na qualidade da educação, e consequentemente, elevar os índices educacionais”, pontuou o Secretário de Estado de Educação, Felipe Camarão.

Além de ouvir e interagir com os professores do Ensino Médio, os encontros também serão fundamentais para registrar todo processo dialógico em instrumento específico para orientar tomadas de decisões sobre ações estratégicas de fortalecimento pedagógico nas escolas da rede.

Cada encontro da Escuta Pedagógica terá duração de 4 horas, nos turnos matutino e vespertino, a fim de garantir a ampla participação dos docentes; serão realizadas nos municípios sedes das URE’s em quatro etapas: nesta quinta-feira (9) ocorrerá nas regionais de Pedreiras, Barra do Corda, Presidente Dutra e Chapadinha; e na sexta-feira (10) em Itapecuru e Santa Inês.

Na segunda fase, no dia 15 deste mês (quarta-feira), será a vez dos educadores das regionais de Bacabal, Viana e Caxias; e no dia 16 (quinta-feira), com professores de Rosário, Pinheiro e Timon.

A terceira fase será realizada no dia 20 (segunda-feira) em Balsas, Codó e Imperatriz, e no dia 21 (terça-feira) nas cidades de São João dos Patos, Zé Doca e Açailândia. A última fase acontecerá em março, em São Luís, com data a ser definida.

O secretário Felipe Camarão conclama todos os docentes para que participem e contribuam com suas proposições para o ensino das escolas estaduais. “Será fundamental que os professores participem, pois essa, será uma oportunidade ímpar de fazermos o alinhamento das ações estratégicas da educação a partir das proposições docentes. E isso só será possível com a participação de todos”, destacou.

Fotos/Lauro Vasconcelos