24/10/2016 3:32 pm

Esporte na escola, lição para a vida

Felipe CamarãoOs benefícios do esporte para formação integral de um indivíduo são inúmeros. Em se tratando do caráter pedagógico, ultrapassam o bem estar físico e pode ser sentido no dia da sala de aula. O esporte é, indubitavelmente, uma ferramenta educativa para trabalhar aspectos fundamentais para a formação educativa dos nossos alunos, tais como: respeito, ética, dedicação, disciplina, trabalho em grupo, organização pessoal, entre outros. Foram esses valores que aprendi praticando esporte, desde a tenra idade, e o faço até hoje, inclusive incentivando minhas filhas.

O Governo do Maranhão compreende que a formação dos estudantes passa pelo fortalecimento do esporte e da prática da Educação Física na escola. Para isso, está trabalhando em ações como: entrega de kits esportivos, construção e revitalização de quadras poliesportivas e o fomento de esportes como judô e xadrez no ambiente escolar.

No mês de agosto iniciamos a distribuição de kits de materiais esportivos em escolas da rede. Cada kit é composto por bolas de handebol, vôlei, basquete, futebol, redes de vôlei, futebol, handebol/futsal, dominó, colete de jogos, mini trave de futebol, arcos, cones, etc. Começamos pela U.I. Barbosa de Godóis, localizada em São Luís, que é referência no trabalho desenvolvido com o handebol e coleciona muitos títulos em competições locais, regionais e nacionais. Sob a coordenação de esportes do amigo educador, Eduardo Teles, o trabalho desenvolvido no Barbosa de Godóis abrange alunos de outras escolas da rede, localizadas em bairros adjacentes. Atualmente, aproximadamente 300 alunos são beneficiados com esse trabalho esportivo.

Entregamos também a escolas de Anajatuba, São Mateus, Raposa, Coroatá, Matões, Parnarama e São Francisco. Em todas elas, vimos o brilho de esperança nos olhos dos professores de Educação Física, que se sentiram valorizados e mais motivados para formar estudantes atletas. Somados a isso, a alegria contagiante dos alunos que precisavam pedir material emprestado de outras escolas e até de vizinhos para a prática de esporte.

Durante a entrega desses materiais, que fiz questão de realizar pessoalmente, emocionou-me o depoimento do professor Welson Gonçalves, do CE Nina Rodrigues, em Anajatuba, ao destacar a importância dos kits para formação de estudantes atletas e compromisso do governo para fortalecer a Educação Física: “Estamos muito felizes com o compromisso do governo em entregar os kits esportivos nas escolas. Com esses materiais, tenho certeza que futuramente teremos muitas atletas da nossa escola em competições olímpicas, porque temos talentos, o que nos faltava era incentivo”.

Outro depoimento emocionante foi do estudante Jonh Alejandro, do 9º do CE Francisco Gonçalves Magalhães, de Coroatá, ao comemorar as mudanças que ocorreram em sua escola: “Achei legal o material, vou jogar bola todo dia. Veio depois que a nossa escola foi toda reformada e climatizada. Agora a gente tem tudo”.

Duas falas que nos motivam a trabalhar incansavelmente para mudar esse cenário de abandono da educação por décadas em nosso estado.

Outro desafio que já foi dada a largada para superá-lo é melhoria dos espaços para prática esportiva nas escolas públicas do Maranhão. Em parceria com o Governo Federal, o Governo do Estado realizará 105 obras em quadras poliesportivas incluindo: recuperação, construção de vestiários, coberturas e a construção de novas quadras em escolas da rede estadual de ensino do Maranhão. Em algumas, iniciamos a revitalização da quadra com recursos próprios, como é o caso do Centro de Ensino Urbano Santos, localizado na cidade de Grajaú.

Outra ação importante é o Projeto Piloto de Xadrez nas escolas da rede pública estadual, que será implantado para atender, inicialmente, cerca de 800 alunos da rede pública, na faixa etária de 7 a 12 anos em escolas da capital. A ideia é iniciarmos no próximo ano letivo e, posteriormente, estender para mais escolas da rede estadual. O xadrez é um instrumento pedagógico que desenvolve importantes habilidades, como concentração, reciocínio lógico, disciplina, entre tantas outras, contribuindo diretamente para o processo de aprendizagem.

No final deste mês de outubro, estudantes de vinte escolas, localizadas em São Luís, terão a oportunidade de vivenciar a prática do Judô e obter informações para despertar o interesse para esse esporte, através do “Tour do Judô”, promovido pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ), empresa Cielo e a Federação Maranhense de Judô, em parceria com o Governo do Maranhão. O ‘Tour do Judô’ percorrerá as escolas durante uma semana apresentando o judô, sua história e curiosidades sobre a modalidade esportiva.

Esses investimentos são resultados do compromisso do governador Flávio Dino com a Educação Física nas escolas, com a valorização desses profissionais que desempenham um papel formidável como educadores, fomentadores de talentos e até agentes transformadores da comunidade por meio do incentivo à prática esportiva. Reafirmo, nosso governo compreende que o esporte é um componente fundamental para a formação integral dos nossos alunos, por isso mais investimentos em ações dessa natureza chegarão às nossas escolas, beneficiando nossos professores e alunos.

Felipe Camarão
Secretário de Estado da Educação