13/08/2019 7:59 pm

“Estou muito feliz, com a nova escola poderei exercer o meu trabalho com dignidade”, declara professora sobre Escola Digna em Presidente Juscelino

18098_governo_entrega_centro_municipal_de_ensino_nilza_rabelo_de_carvalho_em_presidente_juscelino_escola_digna_2446811684420101774

Governo entrega Centro Municipal de Ensino Nilza Rabelo de Carvalho em Presidente Juscelino

Distante quase 40 km da sede de Presidente Juscelino, o povoado Vila Nova comemorou, nesta terça-feira (13), a entrega do novo Centro Municipal de Ensino Nilza Rabelo de Carvalho. Esta é a segunda Escola Digna inaugurada no município, que em junho de 2018, recebeu o Centro Municipal de Ensino Raimundo Marques de Menezes, no povoado Mata.

A escola foi construída pelo Governo do Maranhão, por meio do Programa Escola Digna, em substituição à antiga escolinha de uma única sala, sem nenhum conforto, pequena e quente, que atendia mais de 150 estudantes de diferentes séries. O novo prédio escolar tem quatro salas de aulas, secretaria, cozinha, banheiros adaptados e pátio interno para as atividades recreativas.

Maria José da Silva Alves, professora de educação infantil, expressou o sentimento de tristeza ao falar do antigo prédio escolar e de alegria ao receber uma escola nova. “Para mim, era muito difícil dar aula naquele ambiente, não era um local apropriado para as crianças, elas não podiam brincar porque o espaço era muito pequeno e acabavam se machucando. Eu não podia fechar a porta, nem a janela porque o calor era intenso. Eu me sentia muito triste em não poder ajudar as crianças naquele local. Agora, estou muito feliz, com a nova escola digna temos conforto, segurança e poderei exercer o meu trabalho com dignidade”, declarou.

Antiga sala de aula do Centro Municipal de Ensino Nilza Rabelo, que agora recebeu uma Escola Digna

A obra construída por meio de parceria entre as Secretarias de Estado da Educação (Seduc) e da Infraestrutura (Sinfra), com recursos provenientes de convênio com o BNDES, recebeu investimentos na ordem de R$ 511.351,90. No total, a obra vai beneficiar 154 estudantes já matriculados, que antes estudavam em uma estrutura improvisada.

A gestora geral, Maria Cleonice Costa Batista, confessou que a sua satisfação é a mesma da comunidade e agradeceu ao Governo do Maranhão pela entrega do novo centro à comunidade.

“É uma satisfação muito grande recebermos uma escola desse porte, é uma escola padrão. As nossas crianças, os pais e a comunidade estão muito felizes e satisfeitos por receberem uma escola digna. Agradeço a Deus e também ao governador Flávio Dino, que está fazendo um excelente trabalho, dando valor e priorizando a educação. E educação é o que de fato move o mundo, o meu muito obrigado”, revelou.

“Presidente Juscelino agradece de coração ao Governo do Maranhão. Essas obras estão beneficiando muito o nosso município. Aqui existiam muitas escolas alugadas, de taipa, e com essa parceria estamos resolvendo esses problemas no nosso município. O governador tem olhado para os municípios com carinho. Todo o povo de Presidente Juscelino está grandiosamente agradecido”, afirmou o prefeito de Presidente Juscelino, Magno Teixeira.

O Escola Digna é o maior programa educacional da história do Maranhão. Os gigantescos investimentos feitos na área da educação já transformaram infraestrutura de centenas de escolas, apoiaram redes públicas municipais de ensino, ofertaram formação continuada e distribuição de kits pedagógicos, além de doações de transportes escolares e muito mais.

O secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto, representando o governador Flávio Dino, ressaltou a importância do Programa Escola Digna para os municípios e reiterou que educação é essencial para o futuro do Maranhão.

“Aqui em Presidente Juscelino são cinco escolas, já temos três prontas, essa é a segunda que está sendo inaugurada, vamos inaugurar a terceira em breve, e daremos continuidade às outras duas restantes para a gente alcançar cinco escolas dignas, isso é uma contribuição do Governo do Maranhão em parceria com a prefeitura. O governador Flávio Dino tem um sentimento muito forte por esse Programa Escola Digna, porque ele acredita, sobretudo, nessas crianças, ele sabe que aqui está o futuro do Maranhão, se nós cuidarmos dessas crianças será um futuro de progresso e desenvolvimento”, destacou.

“Nós temos um governador que acredita na educação. Na semana passada, nós inauguramos seis escolas dignas no estado, estamos no caminho certo. Crianças estão tendo a possibilidade de estudar em escolas adequadas para prática do ensino. Tenho a certeza de que quando a gente tem um governo que acredita em educação, a gente sabe que todas as outras políticas também serão beneficiadas, porque educação é a mais importante e a mais linda de todas as políticas”, ressaltou a chefe da Assessoria Especial da Seduc, Rosyjane de Paula.

Mais fotos:

Texto: Antônio Figueredo