21/03/2024 6:20 pm

Estudante maranhense é escolhido para ser embaixador mirim do Programa Pop Ciência

A escolha do estudante Valdemiro Brito, 14 anos, para ser embaixador mirim do Programa Pop Ciência, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) coloca ainda mais em destaque a educação maranhense. O programa tem como objetivo popularizar a ciência no país. O vice-governador e secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, comemorou a conquista do estudante maranhense.

“Recebi a notícia com muita alegria e acredito que a educação continua sendo um dos grandes aliados para transformação do nosso país. Parabenizo o jovem Valdemiro pelas suas conquistas e desejo sucesso na sua trajetória. Você é orgulho para o Maranhão e um exemplo a ser seguido por outros estudantes, parabéns”, ressaltou Felipe Camarão.

A vitória do estudante é apenas uma entre inúmeras conquistas obtidas em eventos científicos espalhados pelo país. Morador do município de São Bernardo do Maranhão, Valdemiro é estudante de escola pública e atualmente está cursando o 9º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Vereador Rubenito Silva Couto.

“Fui escolhido como embaixador mirim e me sinto muito privilegiado por representar a minha escola, minha cidade, o meu município. De onde eu venho, é uma conquista enorme para mim, para o meu currículo. É um projeto incrível para a minha vida e eu sou muito grato a Deus e a todas as pessoas que me apoiaram durante essa trajetória”, expressou Valdemiro.

Ao todo, nove crianças, incluindo Valdemiro, foram selecionadas para participar do lançamento do programa, que aconteceu em 19 de janeiro, em Fortaleza, durante a assinatura do decreto que cria o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) na cidade. As crianças escolhidas, além de serem sócias-mirins do ITA, também tinham destaque pelos seus projetos e pela divulgação científica em suas cidades e estados.

Durante a cerimônia, que contou com a presença do presidente Luís Inácio Lula da Silva, o estudante maranhense recebeu o convite e também um certificado para ser embaixador mirim.

Conquistas

Entre as inúmeras conquistas do estudante maranhense, estão o Prêmio AEITA Sócios-Mirins 2023 do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), instituição de ensino superior pública da Força Aérea Brasileira, vinculada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial.

Valdemiro também conquistou uma medalha de prata na Mostra Brasileira de Foguetes, além de ser um dos participantes do Caça Asteroides, um programa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em parceria com o International Astronomical Search Collaboration (IASC/NASA Partner), que dá a cidadãos voluntários a oportunidade de colaborar com a descoberta de astros celestes, entre outras conquistas.

21/03/2024