21/01/2020 4:52 pm

Estudantes da rede estadual comemoram aprovação na UEMA e bom desempenho nas notas do ENEM

O ensino público maranhense tem mais um motivo para comemorar: o percentual de estudantes oriundos de escolas da rede pública aprovados no Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (PAES) 2020, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), foi de 75,23%. Isso significa que dos 4.776 candidatos aprovados no vestibular, 3.570 são estudantes de escolas públicas. Este é um dos melhores resultados das últimas duas décadas. Em todas as Unidades Regionais de Educação (UREs) há um clima de comemoração pelo desempenho de alunos no PAES. O resultado saiu na sexta-feira (17) e muitos alunos da rede estadual foram aprovados nos mais diversos cursos ofertados pela instituição.

“O resultado do PAES 2020 é mais uma grande conquista do Governo Flávio Dino, na Educação. E muito mais do que números, esse resultado revela a verdadeira qualidade da educação pública maranhense, resultado do trabalho que a gente vem desenvolvendo, trilhando caminhos corretos. 75% de estudantes oriundos de escolas públicas ingressando na UEMA é uma marca histórica. São números muito expressivos, que demonstram o mérito dos nossos estudantes, e também a qualidade dos nossos professores, do ensino ofertado”, destacou o secretário de Estado de Educação, Felipe Camarão.

Na Unidade Regional de Caxias, em sete escolas, foram aprovados 63 estudantes. E bons exemplos vêm das escolas: Colégio Militar Tiradentes IV, de Caxias (17 aprovados); C.E. Inácio Passinho (15 aprovados); C.E. Santos Dumont (12 estudantes). E na regional ainda teve destaques: João Emanuel Rodrigues Oliveira, do C.E. Santos Dumont, conquistou o 1º lugar em Física, e Tayane Lopes dos Reis, do CE Inácio Passarinho, ficou com o 1º lugar no curso de Letras Licenciatura em Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa Noturno.

Boas expectativas

Outros estudantes já comemoram as boas notas no ENEM, principalmente na redação. E aguardam o resultado do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), cujas inscrições começam nesta terça-feira (21) e terminam no domingo (26).

Da URE de Pedreiras vem um dos melhores resultados de alunos da rede com as notas do ENEM. A estudante Francisnayra Moreira Rodrigues, aluna do Centro de Ensino Cristovão Colombo, na cidade de Lago da Pedra, conquistou uma pontuação que pode colocá-la na disputa por uma vaga até em Medicina. Francisnayra tirou 980 pontos em Redação e atingiu a média geral de 821,86 pontos. Mas, a estudante, que já faz Administração, no Ifma de Bacabal, nem pensa nessa possibilidade. Ela quer mesmo é seguir com Administração.

“Medicina não tem nada a ver comigo. Na verdade, eu nem estava pensando em me escrever no Sisu. Mas, as pessoas ficam falando de um lado e de outro. Eu ainda estou decidindo se me inscrevo ou não. Se me inscrever, farei Engenharia Civil ou Arquitetura”, declarou a estudante que disse ainda, ter se surpreendido como a nota e que nunca frequentou cursinho.

“Eu nunca fiz cursinho. Foi mais conhecimento adquirido na escola, visão de mundo, do que eu assisto, leio, ouço no dia a dia. Acho que o ENEM pede muito isso”, finalizou Francisnayra.

Da URE de Santa Inês, um exemplo muito bacana vem das aldeias indígenas, de 25 estudantes que fizeram o PAES 2020, 14 conseguiram aprovação em cursos como Enfermagem, Engenharia Mecânica, Matemática, Agronomia, Pedagogia, Letras, entre outros. Esses estudantes vão cursar em São Luís e no Polo Santa Inês.

Outros ótimos resultados em Redação vêm dos estudantes Emanuel de Oliveira Costa, do C.E. Professor João Martins Neto, na cidade de Estreito; Rafael Lima, do C.E. Joviana Silva Farias, de Açailândia; Victor Dutra, do C.E. Valmir da Paixão Santos, de Santa Luzia, com 980 pontos; Denilson Barros e Nathalia Silva, do C.E. Antônio Sirley, em Formosa da Serra Negra, com 960; e muitos outros estudantes atingiram média superior a 900 pontos. Também obtiveram boas pontuações no ENEM, internos do sistema prisional. Dos 947 inscritos, 544 obtiveram notas que os possibilitam concorrer ao SISU, ProUni e Sisutec.

“Todos esses resultados nos deixam muito felizes, porque o programa Escola Digna, como sempre fizemos questão de frisar, não se concretiza só na construção e reforma de escolas;vai muito além disso. Então, todo o nosso esforço de aulões, de simulados e demais ações pedagógicas, no sentido de garantir a qualidade da aprendizagem, está trazendo retornos importantes. E esperamos cada vez melhores resultados”, concluiu Camarão.

21/01/2020